Dia Mundial do Meio Ambiente marca lançamento do 8º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a 2ª edição do evento Judiciário Sustentável nesta quarta-feira, 5 de junho. A ocasião coincide com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e marcará o lançamento do 8º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário. Também está prevista a outorga do Prêmio Juízo Verde, que destaca boas práticas de tribunais e conselhos voltadas à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente no Poder Judiciário. O encontro ocorre às 9h30, no auditório do CNJ, em Brasília/DF. 

O evento Judiciário Sustentável tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários que compõem o Poder Judiciário sobre questões relacionadas à proteção e à preservação do meio ambiente alinhadas ao compromisso assumido pelo CNJ com a pauta ambiental. 

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), coordenador-geral do Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário, fará uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Poder Judiciário”.  

De acordo com informações do CNJ, o Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário é elaborado anualmente pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho com base nos dados informados pelos tribunais. No balanço, são analisados indicadores como consumo de energia elétrica, água, copos descartáveis, papel, destinação de papel para reciclagem e consumo de água envasada descartável.