Políticas e incentivos são destaque para esporte brasileiro nos 5 dias de COB Expo

Presente pela primeira vez no evento, o órgão governamental levou os programas do governo federal voltados para o esporte para os participantes. Durante os cinco dias da COB Expo, em São Paulo, o Ministério do Esporte esteve presente e apresentou diariamente as políticas públicas do governo federal para atletas olímpicos e para o esporte em geral, além dos caminhos para a aquisição de recursos públicos e privados que incentivam o esporte brasileiro.

Neste domingo (29), último dia da feira de esportes olímpicos organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o coordenador-geral de Certificação do MESP, Leandro Casarin, destacou para os participantes a importância da Certidão de Registro Cadastral emitida pelo Ministério do Esporte. Este documento permite que entidades, associações, clubes e outros tenham acesso aos recursos públicos federais voltados para o esporte, possibilitando a apresentação de projetos à Secretaria Nacional de Excelência Esportiva e o recebimento de aportes por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e das Loterias Caixas.

“É fundamental que todos aqueles que queiram receber recursos públicos tenham a certificação, que, na verdade, é obrigatória. Realizamos uma análise técnica dos documentos da entidade, uma avaliação dos sistemas de transparência ativa e, por fim, uma verificação de regularidade fiscal e trabalhista. Nosso papel é garantir que o governo e os patrocinadores tenham segurança regulamentar e transparência para investir no esporte”, explicou Casarin.

Atualmente, 356 entidades possuem a certificação vigente, que tem validade anual. Em 2024, foram emitidas 248 certificações pelo Ministério do Esporte, 170 estão em processo de análise e outras 59 estão na fase de verificação de transparência ativa.

Políticas Públicas
No espaço Palco Tom Brasil, todos os dias, os gestores do Ministério do Esporte apresentaram painéis sobre os temas e programas da pasta. A Secretaria Nacional de Excelência Esportiva (SNE) levou ao evento políticas públicas voltadas para o esporte de alto rendimento, incentivos na preparação dos jovens por meio do programa Revelar Talentos e os 20 anos do programa Bolsa Atleta. A Lei de Incentivo ao Esporte foi debatida com proponentes, aqueles que realizam projetos esportivos, e com as empresas que financiam essas iniciativas.

A skatista Gabriela Mazetto, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris no skate street, esteve presente no evento e falou sobre a importância do Bolsa Atleta neste ciclo olímpico. “Faz três anos que tenho o Bolsa Atleta, e se não fosse essa ajuda, não sei se teria conseguido disputar as Olimpíadas. É um dos incentivos mais fortes que temos e que me permite representar nosso país pelo mundo. Se Deus quiser, estarei em Los Angeles fazendo o que mais gosto: andar de skate”, afirmou a atleta olímpica.

Medalhistas olímpicos e bolsistas do Bolsa Atleta do presente e do passado também estiveram no evento, em um momento único de celebração e inspiração. Atletas medalhistas em Paris, como Beatriz Souza, Rafaela Silva, Ana Patrícia, Duda, Isaquias Queiroz, Tati Weston-Webb, Caio Bonfim e Edival Pontes, o “Netinho”, foram algumas das grandes estrelas presentes. A lenda da ginástica artística Nádia Comaneci, a primeira atleta da história a tirar a nota 10 em uma competição, participou de um histórico encontro com Rebeca Andrade.
Com informações do Ministério do Esporte./Foto:©Leo Barrilari- COB.