Governadores e Prefeitos contam com a ABEMIL para fortalecer o compromisso com a Educação Cívico-Militar
Brasilia - Com a desmobilização dos militares prevista para o final do ano, a Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL) reafirma seu compromisso com a educação cívico-militar no Brasil e empenha-se em garantir a continuidade e expansão das Escolas Cívico-Militares no país. O presidente da ABEMIL, Capitão Davi (foto), vai liderar uma importante agenda na próxima quarta-feira, 11 de outubro de 2023, na sede da associação, em Brasília. A reunião contará com a participação de líderes destacados, incluindo o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil; deputados federais como Maurício do Vôlei (PL-MG), Paulo Fernando (Republicanos/DF), Albuquerque (Republicanos/RR) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF); além de prefeitos, como Neizon Rezende, prefeito de Riachinho MG. Educadores comprometidos com a causa, como a professora Lúcia Seixas, diretora da Escola Conexão, e o professor Mariano, diretor do Instituto Marechal Mallet, também estarão presentes. A agenda de trabalho da ABEMIL terá, via videoconferência, a participação do ex-diretor de Políticas do PECIM/Mec, o Coronel Gilson Passos.
"A reunião tem como foco central abordar questões relacionadas à manutenção e expansão das Escolas Cívico-Militares, considerando que, até o último dia deste ano, mais de 200 escolas em todo o território nacional enfrentarão a ausência dos militares que anteriormente integravam o PECIM. Esse cenário apresenta um desafio substancial para os governadores e prefeitos, que estão buscando soluções viáveis para preservar o modelo das Escolas Cívico-Militares. A ABEMIL, enquanto uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, está pronta para estabelecer parcerias com governos e prefeituras, com o propósito principal de oferecer orientação técnica às escolas públicas e privadas na implementação bem-sucedida das Escolas Cívico-Militares em todo o país. Nossa organização tem sido procurada por gestores, reconhecendo nossa capacidade comprovada de cumprir tarefas específicas, e estamos totalmente preparados para atender às demandas dos governantes e prefeitos," disse o presidente da ABEMIL, Capitão Davi.
A ABEMIL desempenha um papel de extrema relevância na colaboração do cenário educacional em nosso país. Desde a sua fundação em 17 de junho de 2019, a associação reúne escolas parceiras comprometidas com o modelo de escolas cívico-militares. Essas instituições não apenas buscam proporcionar uma formação acadêmica de excelência, mas também se empenham na revitalização da cidadania, do patriotismo e no respeito aos educadores. Além disso, elas valorizam profundamente os princípios familiares, e o respeito à pátria e seus símbolos.