FIFA - Primeiro Mundial de Clubes Feminino

O Conselho da FIFA aprovou proposta para realização do torneio entre janeiro e fevereiro de 2026. 
Competição reunirá, a cada quatro anos, 16 equipes de ligas de futebol de todos os continentes.

- Lendas vivem expectativa por escolha da sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.-
Antes da escolha dos anfitriões da Copa do Mundo Feminina de 2027 da FIFA, na sexta-feira, três lendas da FIFA – Renate Lingor (Alemanha), Rosana Augusto (Brasil) e Aline Zeler (Bélgica) – explicam o que significaria para seu país sediar o evento.

A sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ será definida nesta sexta-feira
As federações nacionais vão escolher entre as candidaturas de Brasil e Alemanha/Bélgica/Holanda
O torneio terá como base o sucesso da edição recorde de 2023
A sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ será definida no 74º Congresso da FIFA em Bangcoc, na Tailândia, na sexta-feira, 17 de maio.

As associações membro (federações nacionais) da FIFA vão fazer a escolha em uma votação aberta depois de avaliarem as candidaturas do Brasil e a de Alemanha, Bélgica e Holanda em conjunto.

Antes da decisão, três lendas da FIFA explicam o que significaria para o seu país sediar o evento:

Rosana Augusto, Brasil
"Para as jogadoras brasileiras, seria significativo que o Brasil sediasse a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027 porque isso realmente teria um impacto sobre as jovens que sonham em jogar futebol e ajudaria a combater a misoginia, criando mais oportunidades para uma nova geração. Sediar a Copa do Mundo em casa seria maravilhoso, com sua família e amigos perto de você. Então teria um impacto inacreditável, e eu ficaria muito feliz se o Brasil fosse escolhido."

Renate Lingor, Alemanha
“A Alemanha é um país que adora futebol, independentemente da origem, se é para meninas ou meninos. Todo mundo joga futebol, todo mundo se empolga, todo mundo assiste. Acabamos de ter a final da Copa da Alemanha Feminina na semana passada em Colônia, com 44 mil espectadores. Estava esgotado, com um ambiente tão bom lá, tantas crianças, tantas meninas e meninos comemorando juntos. Já tivemos uma Copa do Mundo Feminina da FIFA na Alemanha em 2011. As pessoas estão sedentas por eventos de futebol. Viver isso novamente seria simplesmente fantástico."

Aline Zeler, Bélgica
"Penso que estes três países serão uma grande força na Europa para organizar e sediar o evento. Pelo que vi em 2017, na nossa primeira campanha no EURO [UEFA Europeu Feminino], visitamos os nossos vizinhos na Holanda, e tudo foi organizado ao estilo holandês. Não houve falhas. Foi perfeito. Então, se organizarmos com a Alemanha e a Bélgica – três países que querem crescer e fazer parte do movimento, com a ajuda da FIFA, com a ambição e a liberdade de espalhá-lo ao redor do mundo – não pode haver falhas. Nosso documento está completo, as estatísticas são perfeitas em termos de economia e turismo. Há muitas instalações já na prática, então acho que as pessoas ficariam muito felizes em sediar este torneio. "

Fonte:Com agências e FIFA./Foto:©FIFA.