Cineasta angolano Levis Albano realiza visita ao Brasil
O cineasta Levis Albano desembarcou no Brasil para realizar pesquisas e parcerias na área de cinema com o objetivo de atualizar e aprimorar as produções de filmes em Angola e (CPLP) Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Albano esteve no Brasil e aproveitou sua segunda visita para divulgar a arte, a cultura, as tradições de todo povo angolano e também para notáveis visitas importantes a vários segmentos no país irmão, visando trazer bem mais que crescimento e desenvolvimento para o cinema, mas também para áreas da República de Angola.
Levis Albano ficou no Brasil, entre os dias 23 de novembro e 09 de dezembro, para 1ª Mostra de Cinema Angolano SP 2023, que levou dez obras cinematográficas do diretor ao público brasileiro que lotou as salas de exibição nas quais os filmes ficaram em cartaz.A mostra teve como objetivo estreitar os laços culturais, troca de experiências entre Brasil e Angola, elevar o nome do Cinema Angolano e para perceber melhor o país irmão, que pode trazer múltiplas possibilidades de crescimento nas mais diversificadas áreas. Sabendo da importância da oportunidade de estar num país de referência como o Brasil, o Sr. Levis Albano, fez distinguíveis visitas e parcerias, uma delas envolvendo o esporte, que é ferramenta imprescindível e fundamental para transformação da sociedade, pois ele abrange todas as demais áreas, trazendo assim desenvolvimento e melhora na qualidade de vida para toda a população.
A convite do Sr. Ângelo Alves Neto, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), o cineasta pôde conhecer o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) e acompanhar a partida da grande final entre duas equipes brasileiras do Campeonato Brasileiro Série Ouro de Voleibol Sentado Masculino, que são SESI/SP e Clube Atlético Paulistano, partida que foi muito envolvente e emocionante até o último ponto (inclusive transmitida pelo canal esportivo de TV Nacional mais assistido), quando o Clube Paulistano consagrou-se campeão. Na ocasião, o Sr. Ângelo Neto e o Sr. Levis Albano puderam conversar sobre diversos assuntos e a possibilidade de uma possível parceria entre ambos, para que possam criar um intercâmbio de conhecimentos e aprendizagens entre os dois países irmãos que envolvam o cinema e o esporte, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de modalidades Olímpicas e paralímpicas em todo território Angolano.
Vale ressaltar que o Voleibol Sentado é uma modalidade paralímpica, disputada por homens ou mulheres que têm alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. Divididos por uma rede, o diferencial da modalidade é que seus participantes devem jogar sentados e não podem levar suas nádegas do chão para recuperar a bola. O Brasil é referência no Esporte e na modalidade do Voleibol Sentado, sempre alcançando diversos resultados expressivos, o último deles por exemplo a equipe feminina brasileira é a atual Campeã Mundial, título conquistado em 2022, servindo de incentivo e inspiração para as futuras gerações.