BID Brasil - 8ª Mostra é encerrada com parcerias e projetos voltados para Defesa Nacional
Brasília (DF), 6/12/2024 - O contrato para o desenvolvimento do projeto Radar Saber M200 foi assinado, durante a 8ª Mostra BID Brasil, entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Embraer. O projeto, que será usado pelas Forças Armadas, foi indicado pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) e do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decti). A feira, realizada de 3 a 5, em Brasília (DF), foi promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), com apoio institucional do MD e da ApexBrasil. O projeto é um radar de médio alcance para defesa antiaérea, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx). Ele é destinado a compor sistemas de defesa antiaérea e pode desempenhar diversas funções, incluindo busca de alvos, controle de tráfego aéreo e de vigilância de fronteira, entre outras tarefas.
A 8ª Mostra BID Brasil serviu como uma plataforma para o fortalecimento da indústria de defesa e segurança do Brasil, promovendo o diálogo, parcerias comerciais e a expansão mercadológica. Ainda durante a feira, representantes da pasta conduziram reuniões com delegações de países, como Paraguai, Peru, Índia, Paquistão, Omã e Emirados Árabes Unidos, destacando a posição do Brasil como produtor e exportador de soluções de defesa. Para o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Heraldo Luiz Rodrigues, “a indústria de defesa traz inúmeros benefícios para o país, como a geração de emprego e renda, a atração de investimentos externos e os avanços tecnológicos para o parque industrial”, destacou.
Na abertura do evento, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou a ascensão da Indústria de Defesa e Segurança. Em 2024, a Base Industrial de Defesa (BID) já alcançou, até o mês de novembro, 1,74 bilhão de dólares em exportações autorizadas. O setor é responsável por mais de 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos gerados no Brasil, além da venda de produtos para 135 países.
8ª Mostra BID Brasil - O evento reuniu os principais atores do mercado de defesa brasileiro e delegações estrangeiras, promovendo debates, negócios e demonstrações de produtos e serviços de defesa. Este ano, participaram cerca de 90 expositores. Além do Ministério da Defesa, também estiveram presentes a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, além do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado à pasta.