XI Semana do Peixe estimula o consumo e a produção de pescado em todo o país

Fonte Agência Brasília 03/09/2014 às 19h


Lançamento nacional será nesta quinta-feira, no Mercado do Peixe da Ceasa-DF

BRASÍLIA (3/9/14) - Os peixes são ricos em Omega 3 e outros nutrientes essenciais para uma vida saudável. E para estimular o consumo de pescado, o Ministério da Pesca e Aquicultura realiza a XI Semana do Peixe, do dia 1º a 14 de setembro. O lançamento nacional acontece nesta quinta-feira (4), no Mercado de Peixe da Ceasa-DF.



Segundo o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, a comercialização no Mercado do Peixe deve aumentar em 20% durante a campanha. "Temos que valorizar e incentivar a alimentação saudável e a segurança alimentar, e a Semana do Peixe promove exatamente isso", completou.



Apesar dos 8,5 mil km de costa e 12% de toda a reserva de água doce disponível no planeta, o consumo de pescado no Brasil ainda está abaixo do recomendado. Cada brasileiro consome, em média, 11,7 kg de pescado ao ano, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, no mínimo, 12 kg por habitante ao ano.



Mesmo não tendo uma grande produção de peixe, o consumo em Brasília está acima da média nacional e chega a 14,5 kg por habitante ao ano. Cerca de 80% das 36 mil toneladas de pescado consumidas por ano no DF são importadas de outros estados e países.



Além da Ceasa-DF, a Semana do Peixe em Brasília tem o apoio da Secretaria de Agricultura do DF, Emater-DF, Associação dos Supermercados de Brasília (Asbra), Cooperativa dos Pescadores do Lago Paranoá (Coopelap), Associação de Aquicultores e Pescadores Artesanais da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Haja Peixe), Sesi, centros universitários Unieuro, Uniceub e Iesb e entrepostos de pescados Arigatô, Rander, Peixe Brasil e Santa Lúcia.



SERVIÇO:

Lançamento nacional da XI Semana do Peixe

Data: quinta-feira (4/9)

Horário: Das 10h às 12h

Local: Mercado do Peixe da Ceasa-DF
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 03/09/2014 ás 19h

Compartilhe

XI Semana do Peixe estimula o consumo e a produção de pescado em todo o país