Venezuela: Chávez anuncia novo vice-presidente e novos ministros

Fonte Ansa Flash 27/01/2010 às 13h

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, designou o ministro da Agricultura e Terras, Elias Jaua, ao cargo de vice-presidente do país. Já o Ministério da Defesa passa a ser controlado pelo general Carlos Mata Figueroa.

Jaua, que continuará à frente de sua pasta, substitui Ramón Carrizáles, que renunciou na última segunda-feira alegando "motivos estritamente pessoais". No mesmo dia, a esposa do então vice, Yubirí Ortega, titular do Ministério do Meio Ambiente, também deixou o posto.

Ao fazer seus anúncios, na noite de ontem, Chávez pediu aos venezuelanos que não "façam caso", referindo-se às especulações da imprensa de que seu governo estaria passando por uma crise. O mandatário advertiu ainda que a oposição tem planos para desestabilizar o país e para assassiná-lo.

Na mesma ocasião, o presidente fez ainda elogios ao novo ministro da Defesa, que também continuará na liderança do Comando Estratégico de Operações da Força Armada Nacional. "É um dos homens que mais me apoiaram, um general da nova camada", declarou.

Também foi anunciado Alejandro Hitcher, que atualmente preside a companhia estatal Hidroven, como novo ministro do Meio Ambiente.

Ontem, foi a vez do presidente do Banco Central venezuelano, Eugenio Vazques Orellana, apresentar sua renúncia.

As baixas do governo ocorrem em meio a uma semana de protestos no país. Desde a decisão de Chávez de retirar do ar seis emissoras de TV, no último fim de semana, centenas de jovens saíram às ruas para protestar contra e a favor do presidente.

Em uma das manifestações, segundo reportaram fontes oficiais e a imprensa local, dois estudantes morreram. As vítimas foram atingidas por disparos durante mobilizações no estado de Mérida.

Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 27/01/2010 ás 13h

Compartilhe

Venezuela: Chávez anuncia novo vice-presidente e novos ministros