Vaticano tenta reverter queda no número de ´irmãos laicos´

Fonte Ansa Flash 02/02/2010 às 14h

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada do Vaticano publicará um documento voltado à valorização dos chamados "irmãos laicos", pessoas dedicadas à vida religiosa mas que não pronunciaram os votos ou receberam as Ordens sacras.

De acordo com informações fornecidas à Rádio Vaticana pelo prefeito da congregação, cardeal Franc Rodé, o texto será divulgado no segundo semestre deste ano.

"Nas últimas décadas, o número de irmãos laicos caiu muito: os das escolas cristãs eram 16 mil em 1965; hoje não chegam a cinco mil. É uma queda enorme", lamentou Rodé, informando que a situação é semelhante nas congregações mistas, que acolhem sacerdotes e leigos.

"Há um problema e é preciso fazer alguma coisa", acrescentou. A solução partiria de uma maior atenção da Igreja, que, de acordo com o prefeito, não soube dar importância à categoria nos últimos dez anos.

Por isso a exigência de "fazer um documento dedicado especificamente a esta figura do irmão laico", alguém "autônomo" no universo católico, não um padre em falta mas um leigo para todos os efeitos, que decide basear seu comportamento em uma adesão plena aos ensinamentos evangélicos.

"Tanto que atingem não raramente a santidade, como demonstram os tantos irmãos laicos recentemente canonizados", completou Rodé.

Férias do Papa

Também hoje, Osvaldo Naudin, o prefeito de Introd -- cidade localizada na região do Vale de Aosta, nos Alpes italianos, onde o papa Bento XVI costuma passar parte de suas férias --, lembrou que o Pontífice anunciará na Páscoa, como faz habitualmente, onde passará o verão deste ano.

"Nós estamos tranquilos e procedemos regularmente com os trabalhos em Les Combes [onde está localizada a residência apostólica] para realizar as melhorias que foram pedidas", acrescentou Naudin.

Na manhã de hoje, a imprensa italiana divulgou que Bento XVI teria escolhido passar o recesso de verão em Bressanone, na região de Trentino-Alto Ádige, e não no Vale de Aosta, como ocorreu em 2005, 2006 e 2009. No último ano, durante a temporada ele caiu em um acidente doméstico e fraturou o pulso. 

Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 02/02/2010 ás 14h

Compartilhe

Vaticano tenta reverter queda no número de ´irmãos laicos´