Vaticano divulga orçamento positivo para 2010

Fonte Ansa Flash. 22/01/2010 às 10h

As previsões do Vaticano para 2010 apontam que as expectativas financeiras do pequeno Estado localizado em Roma são ligeiramente positivas, apesar da difícil situação atual.

O orçamento para este ano foi elaborado nos dias 20 e 21, durante reuniões do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé. O encontro foi presidido pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e contou com intervenções do papa Bento XVI.

"O resultado do exercício preventivo reflete a esperança de possíveis evoluções econômicas e financeiras que, apesar do quadro geral de duradoura dificuldade, indicam alguns ligeiros melhoramentos", afirma uma nota difundida pela sala de imprensa do Vaticano.

Entre os custos, o mais pesado é o pagamento dos 2.668 funcionários. "Embora se preveja o controle, o relativo ônus financeiro está aumentando igualmente por causa da equiparação dos salários ao custo de vida", continua o texto.

Há também as despesas referentes à emissora Rádio Vaticana e a outras instituições midiáticas, "as quais, por outro lado, devem ser consideradas no quadro da atividade missionária da Santa Sé".

Já o orçamento do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, ilustrado pelo presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, arcebispo Velasio de Paolis, "superou substancialmente as dificuldades do exercício anterior, adquirindo uma ordem que permite olhar com maior confiança ao futuro".

A cargo do Governatorato -- responsável pela gestão territorial e fornecimento da estrutura necessária de apoio ao Vaticano --, além dos custos conectados às atividades institucionais do Estado, há os gastos de manutenção dos imóveis e instalações. Para 2010 está prevista a atividade de 1.884 funcionários.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 22/01/2010 ás 10h

Compartilhe

Vaticano divulga orçamento positivo para 2010