Um tour pelo Patrimônio Natural e Cultural de Fernando de Noronha

Fonte Ministério do Turismo 06/06/2016 às h

Tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade, juntamente com o Atol das Rocas em 2001, Fernando de Noronha foi o destino do revezamento da Tocha Olímpica nesse domingo (5). Além do percurso feito pelos condutores a pé, a visita do símbolo olímpico será marcada pelo percurso com diversos veículos, como carro, avião, barco e canoa.

Considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, o arquipélago esbanja paisagens deslumbrantes. Prova disso é o fato de que a Praia do Sancho é constantemente listada entre as mais bonitas do planeta. A Agência de Notícias do Ministério do Turismo preparou algumas dicas para quem quer conhecer um pedacinho deste paraíso.


Mergulho


Fernando de Noronha. Foto: banco de imagens/Embratur
 

Umas das experiências imperdíveis é o mergulho de flutuação (snorkling), para observação da fauna marinha, com acompanhamento de guia. Entre os locais mais indicados para a prática estão: O naufrágio do Porto de Santo Antônio, o Morro de Fora na praia da Conceição ou a Baía do Sueste, que é conhecida pelas ondas calmas que possibilitam que o visitante conheça a biodiversidade dos recifes de coral do arquipélago e avistar tartarugas marinhas.


Praias


Fernando de Noronha. Foto: banco de imagens/Embratur

As praias da Cacimba do Padre, da Conceição e do Sancho encantam os visitantes pela beleza pela água cristalina ideais para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho, a natação e o surf. Durante o passeio pela Baía do Sancho, os visitantes podem visitar o mirante com vista para o Morro Dois Irmãos, reconhecido como um dos cartões postais do arquipélago.

Atrações Culturais

O arquipélago também oferece opções de passeios culturais como o Forte de Nossa Senhora dos Remédios. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1961, o Forte serviu como um ponto de defesa contra embarcações inimigas no período da colonização portuguesa devido à sua posição em relação ao Oceano Atlântico.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo investiu, desde 2003, cerca de R$ 8,9 bilhões em obras de infraestrutura turística em municípios de todo o país. Fernando de Noronha foi beneficiado com R$ 4,2 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística, como a construção de praças, a obra no sistema de dessalinização de água do mar e a implantação de sinalização turística no arquipélago.

REVEZAMENTO -  Para mais informações sobre o tour no estado e pelo Brasil, o Ministério produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos.

Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real.

Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 06/06/2016 ás h

Compartilhe

Um tour pelo Patrimônio Natural e Cultural de Fernando de Noronha