Última semana para inscrições no curso on-line do PEAAF

Fonte Ministério do Meio Ambiente 03/09/2014 às 11h


Gestores e servidores públicos, profissionais do ensino, representantes de organizações da sociedade civil e lideranças de movimento de campo têm até sexta-feira (5) para se inscrever no curso on-line 'Apoio à Implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) nos Territórios'. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) oferta 600 vagas para a capacitação, a ser realizada deste mês até novembro.

Interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Serão priorizados candidatos que melhor atenderem ao perfil indicado.

A capacitação on-line busca atingir agentes públicos e representantes da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar. Para o preenchimento das vagas, é necessário que o candidato tenha formação em curso superior, possua experiência na área e tenha o apoio da instituição onde atua.

O MMA irá entrar em contato com os alunos selecionados para realizar o curso no dia 19 deste mês. A formação está prevista para ser iniciada no final do mês de setembro.

Conteúdo programático

A carga horária do curso é de 60 horas, com tutoria. Os alunos serão capacitados para realizar o diagnóstico socioambiental de seu território e trabalhar estratégias pedagógicas.

Ao longo da formação, serão realizadas atividades práticas, tais como visitas técnicas, pesquisas de campo, organização de reuniões e entrevistas. Essas atividades serão desenvolvidas com a colaboração das instituições e grupos sociais atuantes no território do aluno.

Também será incentivada a reflexão sobre as políticas públicas existentes para o campo e a participação social nos assuntos que interferem na qualidade ambiental.

O principal objetivo do PEAAF é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. O programa possui cinco linhas de ação estratégicas. Esse curso está relacionado à Linha 3, que trata do 'Apoio a processos educativos presenciais e a distância'.
Ministério do Meio Ambiente
Fonte Ministério do Meio Ambiente 03/09/2014 ás 11h

Compartilhe

Última semana para inscrições no curso on-line do PEAAF