UFMG abriga etapa de competição nacional de ideias sustentáveis para a agricultura

Fonte UFMG 02/09/2014 às 19h
A UFMG vai abrigar na próxima sexta-feira, 5, ciclo de palestras que marca uma das etapas nacionais do prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável. A competição, que será realizada pelo Núcleo de Empreendedorismo da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), pretende promover ideias inovadoras e a criação de startups, visando principalmente à produção eficiente e sustentável de alimentos. Serão distribuídos R$ 55 mil em premiações.

A iniciativa é do Fórum do Futuro, que reúne professores, ex-ministros e profissionais ligados à agricultura sustentável. O encontro, que será realizado no auditório da Reitoria, a partir das 10h, contará com três palestras: Programa Novos Talentos, do ex-ministro da Fazenda Paulo Roberto Haddad; O diálogo entre a ciência e a sociedade, de Evaldo Vilela, da Fapemig; A comunicação na construção de uma sociedade melhor, de Fernando de Barros, do Fórum do Futuro.

Diante da crise na oferta de alimentos, que deve se intensificar nas próximas décadas, a organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) solicitou ao Brasil que repasse cerca de 40% da demanda suplementar de alimentos para o mundo, esforço que representaria mais de 100 milhões de toneladas, em 20 anos. E o desafio, segundo especialistas do setor, consiste em produzir mais alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de recursos naturais.

Na etapa 2014, participarão estudantes de quatro universidades: UFMG, Federal de Lavras, Federal de Viçosa e USP. Serão selecionadas as melhores ideias de cada instituição. Na UFMG, a seleção ocorrerá no UFMG Challenge, evento que integra a Semana do Conhecimento, em outubro.

UFMG Challenge
Em 2014, a UFMG Challenge ocorre de 15 a 17 de outubro, no Departamento de Química da UFMG, com o objetivo de alimentar e fortalecer o espírito empreendedor dos jovens brasileiros, incentivando a criação de startups, a divulgação e a transferência de novas tecnologias para o mercado e, consequentemente, fortalecer a economia brasileira. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 5 de setembro, no site da CTIT Empreender.
UFMG
Fonte UFMG 02/09/2014 ás 19h

Compartilhe

UFMG abriga etapa de competição nacional de ideias sustentáveis para a agricultura