UCB faz sua parte no combate à dengue

Fonte UCB 07/04/2010 às 13h

A Universidade Católica de Brasília está colaborando na campanha “Brasil unido contra a Dengue”. Em parceria com a Secretaria de Saúde, nos dias 13 e 14 de abril, alguns eventos serão realizados na Instituição afim de conscientizar a comunidade sobre esta doença.
 
A Supervisora da Vigilância Ambiental do DF e educadora em saúde, Marta Leide, ministrará palestra sobre a doença no dia 13 de abril, às 15h, e dia 14, às 09h, no auditório do bloco M. Nesses dias, das 09h às 18h, um estande da Vigilância Sanitária estará no Hall do Bloco Central para esclarecer dúvidas, distribuir folders e exibir amostras das larvas do mosquito Aedes aegypti. Os eventos são gratuitos e abertos a comunidade.
 
A UCB, além de promover eventos para ajudar na mobilização da comunidade, possui um grupo de 30 colaboradores que participam da “Operação Dengue”. O trabalho consiste em monitorar os possíveis focos da dengue em todo o Campus. Para sugerir a vistoria de um local, entre em contato com a prefeitura do campus através do telefone 3356-9007.

De janeiro a março, o Distrito Federal registrou 2.744 casos confirmados de Dengue, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde. O aumento é de 1.917%, em relação ao mesmo período do ano passado. Até o final de março foram mais 627 diagnósticos positivos. As notificações, no mesmo período, subiram de 4.710 para 5.732, o que significa mais 1.022 suspeitas da doença. Com estes números tão significativos, todos precisam ajudar ainda mais no combate ao mosquito transmissor da Dengue!

 
Sobre a Dengue
 
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, não é transmitida de pessoa para pessoa; o vetor é a fêmea do Aedes aegypti, que se infecta ao picar uma pessoa doente.
 
Para a dengue não existe tratamento específico. Assim que alguns sintomas forem detectados, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde. As pessoas devem fazer repouso e beber muito líquido.
 
É importante também conhecer os sintomas, a dengue é uma doença grave e pode matar. A febre é alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. A orientação é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. E, se depois do diagnóstico persistirem os sintomas como dor na barriga ou vômito, o retorno para Unidade de Saúde tem que ser imediato.

UCB
Fonte UCB 07/04/2010 ás 13h

Compartilhe

UCB faz sua parte no combate à dengue