Trabalho continua sendo uma dos principais efeitos causadores do estresse

Fonte Grupo Ana Rosa 05/02/2010 às 15h

A várias situações que levam á um quadro de estresse. Desde uma leve dor de cabeça, cansaços, irritabilidade, desmotivação, ansiedade, dores musculares, a fatores mais graves como problemas cardíacos, doenças psíquicas, gástricas, entre outras.

Entre os muitos percausos vividos pelo homem moderno em meio a sociedade urbana, um dos principais fatores desencadeadores do estresse ainda é o trabalho. Conforme explica o psiquiatra do Grupo Ana Rosa e da UNIFESP, Bruno Lima Nogueira " em geral o trabalho aparece como um importante fator contribuidor ou mantenedor para esse estado". Bruno ainda ressalta que a capacidade de adaptação do indivíduo a essas vivências são insuficientes para uma boa qualidade de vida. Assim, por não ser considerado uma doença propriamente dita, mas um estado que o organismo projeta quando pressionado ou altamente tensionado, o estresse possui inúmeros sintomas que na maioria das vezes são indefinidos. Em uma situação estressante o corpo humano sofre um processo químico que prepara o organismo para receber tais estímulos. É como se esse arletasse sobre um perigo que estaria por vir.

Embora o estresse não seja considerado de todo ruim, se encarado como uma liberação dos nossos anseios e atribuições, se ocasionado frequentemente pode levar o indivíduo a quadros graves. Desta forma surgi uma ressalva, mesmo não sendo considerado uma doença, mas sim um fator desencadeador de tais, quando persistido deve ser combatido imediatamente, principalmente no diz respeito ao quesito trabalho.

Grupo Ana Rosa
Fonte Grupo Ana Rosa 05/02/2010 ás 15h

Compartilhe

Trabalho continua sendo uma dos principais efeitos causadores do estresse