Tombamento de imóveis rurais no Piauí é homologado

Fonte Portal Brasil* 04/09/2014 às 10h
O Ministério da Cultura homologa o tombamento de dois estabelecimentos da Fazenda Nacional do Piauí: a Fábrica de Manteiga e Queijo, situada na Rua Dirceu Arco Verde, nº 101, no Município de Campinas do Piauí, e o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, situado na avenida Esmaragdo de Freitas, s/nº, Centro, no Município de Floriano, ambos no estado.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (4), levou em consideração a manifestação favorável do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A portaria entrou em vigor com a publicação.

A história

O Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara e a Fábrica de Laticínios pertenciam às antigas Fazendas Nacionais do Piauí que, originalmente eram grandes extensões de terras doadas aos primeiros desbravadores, no Brasil Colônia.

Mais tarde, passaram a pertencer à Companhia de Jesus e, quando foram expulsos, em 1759, as terras foram incorporadas à Coroa Portuguesa e, em seguida, ao Império. Com a República, as Fazendas Nacionais ficaram em poder da União, que arrendou ou vendeu parte das terras que originaram vários municípios no atual Estado do Piauí.

A Fábrica de Laticínios, em Campinas do Piauí, e o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, em Floriano, são importantes testemunhos da ocupação do interior do Brasil durante os séculos XVIII e XIX.

O tombamento pelo Iphan está relacionado com o processo de ocupação decorrente da utilização das Fazendas Nacionais a partir de projetos de aproveitamento da mão de obra remanescente da escravidão.

O valor arquitetônico das duas edificações também merece destaque. São exemplos emblemáticos do patrimônio edificado no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX, tanto da arquitetura tradicional piauiense, que se utiliza de materiais e técnicas locais, quanto da arquitetura industrial implantada no interior do País em pleno século XIX.



*Com informações da Imprensa Nacional
Portal Brasil*
Fonte Portal Brasil* 04/09/2014 ás 10h

Compartilhe

Tombamento de imóveis rurais no Piauí é homologado