Telefonia IP se mostra como uma solução para empresas de todos os portes, proporcionando maior competitividade, mobilidade e integração

Fonte Contato Comunicação 31/08/2014 às 13h
O contexto altamente competitivo no qual as empresas estão inseridas exige que estas sejam cada vez mais dinâmicas, adaptando-se às necessidades de seus clientes de forma constante e progressiva, com o intuito não só de aumentar a sua fatia de mercado, mas também, assegurar sua lucratividade e sobrevivência.



Para superar os desafios dessa constante adaptação, as empresas estão procurando soluções com o apoio de tecnologias que as auxiliem no estabelecimento de vantagens competitivas proporcionando um diferencial que agregue valor aos seus produtos e serviços e resultem em uma maior margem de contribuição. Neste sentido, a implementação da tecnologia VoIP (voz sobre IP) tem sido cada vez mais utilizada no universo empresarial.



A utilização da internet como meio de comunicação de voz vem aumentando e se tornando uma opção econômica se comparada à telefonia convencional, principalmente nas chamadas de longas distâncias.



A popularização da Internet como um meio de comunicação de alcance global e de baixo custo, aliado a um aumento constante na velocidade da transmissão de voz via rede, de acordo com Monteiro (2000), criou um ambiente viável para a utilização da tecnologia para a transmissão de áudio digital em tempo real, tal tecnologia, denomina-se Voice over IP, ou VoIP.



Segundo Bernal (2003) a comunicação de voz em redes utilizando o IP (Internet Protocol) é chamada VoIP e sua evolução resultou no aparecimento da Telefonia IP, que consiste no fornecimento de serviços de telefonia utilizando a rede IP para o estabelecimento de chamadas e comunicação de voz.



As estatísticas referentes ao uso da tecnologia VoIP apontam um crescimento significativo em sua utilização, pois, seu consumo global cresceu de 16 milhões em 2005 para mais de 50 milhões em 2006. O Brasil terminou 2006 com mais 262 mil assinantes de telefonia fixa VoIP, sendo as maiores prestadoras de serviços de Telefonia Fixa VoIP a Embratel/Net e a GVT (TELECO, 2006; IN-STAC, 2007).



De acordo com Shulzrinne (2000) três fatores foram preponderantes para o crescimento da tecnologia de VoIP:

O desenvolvimento e padronização do protocolo que permite a qualidade do serviço em redes IP;
O desenvolvimento acelerado de métodos de compressão de voz;
A popularização da utilização da Internet.

Partindo deste contexto faz-se necessário identificar as reais vantagens da implementação desta nova tecnologia, em termos de confiabilidade, qualidade, segurança, rapidez, flexibilidade, duplicação e custos.



Evolução VoIP e Telefonia IP



O uso da internet para interligar pessoas não é um advento novo, e sim uma evolução do que aconteceu no século XIX quando Alexander Graham Bell inventou o telefone. O conceito VoIP existe há mais de 15 anos, quando as primeiras redes de computadores foram implementadas (NEC, 2006).



Segundo Baalam (2006), o uso do sistema VoIP, primeiramente, teve como objetivo conectar os sistemas tradicionais de comunicação, diminuindo o custo de telefonemas interurbanos pelo uso da rede de dados, seus primeiros testes foram realizados na década de 90, porém, há apenas três anos, esta tecnologia difundiu-se popularmente.



O conceito VoIP consolidou-se por volta de 1990, quando surgiu o primeiro software comercial, o Internet Phone da VocalTec Communications, que possibilitava a comunicação transportando amostras de voz por pacotes IP, porém, a qualidade de comunicação era precária (COLCHER et al, 2006).



Em 1998, algumas pequenas companhias já eram capazes de oferecer serviço de VoIP, com certa qualidade, interligado ao serviço de telefonia convencional. Por volta de 2003, a tecnologia VoIP começou a se difundir no universo empresarial, e estima-se que até o ano de 2009, sessenta por cento (60%) das ligações sejam realizadas através de VoIP (COLCHER et al, 2005; BAALAM, 2006; NEC, 2006).



No atual contexto destaca-se a evolução do VoIP, resultando no aparecimento da telefonia IP que vêm sendo implementado nas organizações como forma de redução de custos em ligações. Em 2005, na America Latina, o uso da telefonia IP aumentou 44,3%, se comparada ao ano de 2004, sendo que esta expectativa de crescimento vem se confirmando e a tendência é que grande parte das empresas utilizem esse novo de sistema de comunicação até o ano de 2009 (BERNAL, 2007; NEC, 2006).



Fibra Óptica avança na Barra da Tijuca



Nesse contexto a Telecall, operadora de telefonia fixa vem investindo desde 1998 no Brasil, tem filiais nos EUA e Espanha. Participa do consórcio com mais seis empresas para cabeamento subterrâneo de fibra óptica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Até outubro serão cabeados cerca de 600km de fibra óptica, o que diminuirá a poluição visual do bairros, proporcionará mais segurança a pedestres e motoristas que trafegam pelas principais vias e confiabilidade e qualidade nos serviços de telefonia, internet e até mesmo eletricidade, uma vez que os cabos aéreos ficam “emaranhados” nos postes, causando danos e prejudicando as transmissões de dados.



Serviços

Telecall

www.telecall.com.br




Contato Comunicação
Fonte Contato Comunicação 31/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Telefonia IP se mostra como uma solução para empresas de todos os portes, proporcionando maior competitividade, mobilidade e integração