Teleférico do Complexo do Alemão entra em fase de conclusão

Fonte Agência Brasil. 01/02/2010 às 9h

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que também acumula o cargo de secretário de Obras, apresenta hoje (1º) detalhes da tecnologia que está sendo empregada na construção do teleférico que beneficiará a comunidade do Complexo do Alemão, uma das regiões contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Será iniciada agora a fase final da obra, com a instalação eletromecânica dos equipamentos que chegaram em contêineres de Grenoble, na França. A inauguração do teleférico está prevista para setembro deste ano.

O teleférico terá capacidade para transportar 30 mil pessoas por dia. Ao longo de um percurso de 2,9 quilômetros, haverá seis estações, com um terminal de integração ligando o teleférico à Estação Ferroviária de Bonsucesso.

As obras no Complexo do Alemão incluem ainda serviços de saneamento, moradias e equipamentos sociais. Mais de 26 mil famílias terão acesso a redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta de resíduos sólidos. O projeto também prevê obras de contenção do solo para evitar deslizamentos.

O governo do estado informa, em nota, que está firmando uma parceria com o Grupo Cultural Afroreggae, visando à recuperação e inserção no mercado de trabalho de crianças e adolescentes da comunidade.

Na estação final do teleférico, na região da Fazendinha – a mais alta de todo o complexo – será reservado um espaço para que jovens do Afroreggae façam a apresentação de peças de percussão para turistas, que utilizarão o teleférico para observação da favela urbanizada e da paisagem que se tem do alto do Rio de Janeiro. No local será implantada também uma sede do Afroreggae.
 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 01/02/2010 ás 9h

Compartilhe

Teleférico do Complexo do Alemão entra em fase de conclusão