Técnicos irão à Espanha trocar experiências sobre transporte de animais

Fonte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 27/08/2014 às 9h
No dia 31 de agosto, representantes do Grupo de Trabalho de Transporte de Cargas Vivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irão à Espanha para trocar experiências sobre o controle de transporte de cargas vivas, com foco no bem-estar animal.

O grupo de trabalho vai visitar diversas cidades espanholas para verificar como são feitos o controle de transporte de animais nas feiras agropecuárias, o protocolo de ação dos veterinários oficias em conjunto com a polícia rodoviária local, a verificação dos veículos – condições de transporte e manutenção - e dos motoristas responsáveis por esse tipo de serviço. Além disso, também será analisado como são os pontos de controle.

Segundo o Ministério da Agricultura, a experiência internacional servirá de exemplo para que um sistema para controle de cargas vivas seja implantado no Brasil.

Atualmente, não existem regulamentações sobre o assunto, mas já há uma proposta para ser encaminhada para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Conforme a proposta da legislação, os motoristas responsáveis por esse tipo de transporte passarão por capacitação com tempo hábil à adequação das normas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, a regulamentação é de extrema importância para que os animais não sofram durante as viagens.

“As novas regras vão evitar a superlotação dos veículos, abates de emergência, acidentes no percurso envolvendo veículos de cargas vivas, entre outros fatores, contribuindo para o bem-estar dos animais”, disse Rocha.


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Fonte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 27/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Técnicos irão à Espanha trocar experiências sobre transporte de animais