TAM monta operação especial para Natal e Ano Novo

Fonte MVL Comunicação 16/12/2009 às 12h

Companhia terá aeronaves e tripulantes de reserva e reforçará as equipes de atendimento ao passageiro.
 
Serviço de bordo também será diferenciado no período de festas.

Dicas para o passageiro viajar com tranquilidade neste final de ano.

A TAM montou uma operação especial para o período de festas de fim de ano. A medida visa a atender com ainda maior eficiência à demanda dos feriados de Natal e de Ano Novo, quando o número de viagens cresce no país.

Entre os dias 18 de dezembro e 4 de janeiro, quatro aeronaves de reserva estarão posicionadas em aeroportos estratégicos (hubs) para eventuais necessidades: duas em Guarulhos (SP), uma em Congonhas (SP) e outra no Tom Jobim/Galeão (RJ). 

A TAM terá ainda equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine e mobilizará reforço de efetivo para o atendimento aos clientes. Em média, 520 profissionais, além dos já escalados para a operação regular, se revezarão e estarão disponíveis de 17 de dezembro a 2 de janeiro para entrar em ação em caso de qualquer eventualidade. No dia 22 de dezembro, por exemplo, 158 pilotos e 378 comissários estarão de plantão. Já no dia 30, serão 171 pilotos e 314 comissários.
 

Adicionalmente, a empresa vai ampliar o pessoal de check-in, check-out, embarque, comercial, cargas, lojas e supervisão nos principais aeroportos do país.

Serviço de bordo


A TAM oferecerá um serviço de bordo especial de almoço e de jantar nas festas de fim de ano. O Boas Festas estará disponível em diversos voos nacionais com duração superior a duas horas, incluindo os destinos da Super Ponte (voos entre Congonhas, Santos Dumont, Confins, Brasília, Porto Alegre e Curitiba). O cardápio varia de acordo com a rota.

Aos passageiros que viajarem nos dias 24 e 25 de dezembro serão servidos pratos típicos do Natal, como chester assado, peito de peru, arroz com castanha e farofa doce. Já os clientes que optarem por viajar nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro poderão saborear comidas típicas de Réveillon, como pernil de porco assado e arroz com lentilha. A TAM também sorteará duas garrafas de espumante Mumm nos voos da virada do ano que partirem de Guarulhos e Congonhas a partir das 11h31.

Dicas para o passageiro

A TAM divulga algumas dicas com o objetivo de ajudar a seus clientes a diminuir o tempo de espera nos aeroportos e a evitar transtornos durante o embarque, o desembarque e a viagem.

Para o check-in, é importante ter em mãos documento de identidade ou outro juridicamente equivalente, original ou cópia autenticada, em bom estado de conservação.

Para voos internacionais, são necessários passaporte, visto e/ou certificado de vacina válidos, entre outras exigências que dependem do país de destino ou de conexão. É importante que o passageiro verifique a documentação necessária para o destino.

O passageiro precisa se apresentar no check-in com uma hora de antecedência, em caso de voos domésticos, e duas horas antes quando se trata de viagens internacionais. Para embarques com destino a Manaus, também é preciso chegar duas horas antes.

O cliente precisa ficar atento também ao fato de que há itens que não devem ser despachados. São eles: dinheiro, joias, objetos frágeis e artigos eletrônicos.

Para o despacho de equipamentos como instrumentos musicais, bicicletas, equipamentos de golfe, esqui e surfe, entre outros, há uma regulamentação específica, que pode ser consultada no site da TAM: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=69db09f1157f2210VgnVCM1000000b61990aRCRD


Confira abaixo as restrições de peso e volume das bagagens despachadas: 

Viagens nacionais:

Até 23 kg
 
e América do Sul:
 
Viagens internacionais

Dois volumes

(até 32 kg cada)
 
(exceto América do Sul)
 
Viagens internacionais

Dois volumes

(até 23 kg cada)
 
com início da viagem na Europa
 
A bagagem de mão não pode exceder cinco quilos, e a soma da altura, largura e comprimento não deve ultrapassar 115 centímetros. Armas de fogo, objetos pontiagudos ou cortantes, instrumentos de ponta arredondada com mais de seis centímetros, como martelos e bastões e substâncias explosivas, inflamáveis, químicas e tóxicas não podem ser carregadas nas malas de mão.

Só é permitido embarcar com substâncias líquidas em frascos individuais que tenham no máximo 100 mililitros. Estes devem ser acomodados em uma embalagem plástica transparente vedada com capacidade de um litro ou até 20X20 centímetros por passageiro. A única exceção é para líquidos adquiridos no free shop ou a bordo das aeronaves, desde que estejam em embalagem plástica selada e com recibo de compra na data do início do voo.

A alimentação que será consumida por bebês durante o voo deve ser apresentada na inspeção da bagagem. Medicamentos líquidos precisam de receita médica.

Para evitar transtornos com a bagagem, o passageiro deve diferenciar e identificar as malas (nos balcões de check-in da TAM, etiquetas são distribuídas gratuitamente), remover etiquetas antigas, usar cadeados ou lacre de segurança oferecido pela companhia, embalar artigos frágeis ou perecíveis, certificar-se de que recebeu o canhoto comprovando o despacho, e apresentar a mala de mão no check-in para identificação.

Ao recolher as malas da esteira, o cliente precisa checar se as bagagens estão íntegras. Caso haja alguma avaria, ele deve procurar imediatamente um funcionário da empresa ainda na área de desembarque.

Para mais informações e dicas sobre bagagem e documentos necessários para o embarque, o cliente pode acessar o site da companhia (www.tam.com.br).

A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de novembro com 43,9% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,4% em novembro. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 72 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 6,4 milhões de associados e já distribuiu 9,2 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.
 


MVL Comunicação
Fonte MVL Comunicação 16/12/2009 ás 12h

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