Talentos do Brasil Rural chega a Alagoas

Fonte Ascom - MTur 15/06/2012 às 9h

O objetivo da ação é apresentar os resultados do diagnóstico feito no roteiro e traçar estratégias para a estruturação

 

Brasília (DF) – O Ministério do Turismo promove, no próximo sábado (16), mais um workshop do projeto Talentos do Brasil Rural, cujo objetivo é fortalecer a relação entre os agricultores familiares e a atividade turística. Desta vez, quem recebe orientações e o diagnóstico que identifica o estágio de preparação do roteiro para receber turistas da Copa do Mundo de 2014 é a Trilha do Visgueiro, em Maragogi (AL).

O objetivo da ação é aumentar a oferta de produtos e serviços para o público dos megaeventos, incluindo roteiros rurais no mapa de atrativos turísticos do país. Os workshops, coordenados por técnicos do MTur, estão sendo realizados em 24 roteiros localizados no entorno das cidades-sede. Os circuitos, que envolvem 54 municípios, foram selecionados por meio de chamada pública no ano passado.

Além do trabalho nos roteiros, o Talentos do Brasil Rural prepara 88 cooperativas, associações e redes da agricultura familiar que produzem cosméticos, alimentos, bebidas, objetos decorativos e utilitários. A ideia é oferecer esses produtos para utilização em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato nas cidades-sede da Copa.

Participarão do evento atores locais envolvidos com a atividade turística, como agricultores familiares, gestores públicos e empreendedores. Ao final, será elaborado um plano de ações para aprimoramento do roteiro e definido um grupo gestor para acompanhar o processo. O projeto oferece, ainda, consultoria e assistência técnica em áreas como gestão, posicionamento de mercado e inovações de produto.

Para Fabiana Oliveira, coordenadora- geral substituta de Segmentação do Ministério do Turismo, o município da Trilha do Visgueiro tem um grande interesse em potencializar o turismo local. “Cerca de 38% da população mora na área rural. A região depende muito das atividades turísticas e da agricultura. Acredito que com o diagnóstico e o plano de ação será mais fácil gerar renda, emprego e fomentar o turismo local”, afirma.

Já receberam o workshop do projeto o Circuito Serras de Minas (MG), o roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), e o roteiro Agroturismo/Gramado, em Gramado (RS). A iniciativa é uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Sebrae, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) .

Ascom - MTur
Fonte Ascom - MTur 15/06/2012 ás 9h

Compartilhe

Talentos do Brasil Rural chega a Alagoas