Surgem novas informações sobre o MH370

Fonte ANSA 28/08/2014 às 20h

Novas buscas pelo avião da Malaysia Arlines começam em setembro


(ANSA) - Novas informações sobre o MH370 da Malaysia Arlines apontam que o avião pode ter desviado sua rota original para o sul, antes do que previam os especialistas. A informação foi dada durante o anúncio de um memorando assinado pela Austrália e Malásia sobre as novas buscas do avião desaparecido no dia 8 de março, em um vôo entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo.

O acordo entre os dois países foi firmado nesta quinta-feira (28), em Canberra, capital da Austrália, pelo ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong e o primeiro-ministro australiano Warren Truss. As novas buscas recomeçam em setembro e podem durar até um ano.

A informação foi descoberta após análise refinada de dados de satélites em um mapeamento feito por especialistas durante uma tentativa de contato com a aeronave. "O perímetro de buscas é o mesmo, mas novas informações sugerem que o avião pode estar mais ao sul e priorizaremos esta região", disse Truss, sobre a área de cerca de 60 quilômetros quadrados.

O primeiro-ministro também afirmou que a Austrália se compromete a passar informações mais regulares e completas sobre o caso, após críticas dos familiares das vítimas sobre a atuação do governo australiano. "Digo que a procura do MH370 é uma prioridade do nosso governo e continuaremos a nos empenhar nessa investigação", afirmou Truss.

As buscas ao avião, que haviam sido suspensas, devido ao mau tempo na região, são feitas com dois navios especializados, Fugro Equator e Zhu Kezhen, além de robôs submarinos. Mapas batimétricos, que medem a profundidade do oceano, também serão usados nas buscas. (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 28/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Surgem novas informações sobre o MH370