} Shell discute futuro de alimentos, água e energia com especialistas mundiais

Fonte Cajá – Agência de Comunicação 11/08/2014 às 11h
Após o evento, Shell produzirá documento de livre acesso com as conclusões dos debates sobre a interdependência entre energia, água e alimentos no contexto brasileiro.



Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2014 – Como reflexo de sua preocupação com a demanda por energia em um mundo cada vez mais populoso, a Shell organiza pela primeira vez no Brasil o evento Impulsionando o Progresso Juntos, que discutirá a interligação entre alimentos, água e energia em um cenário de aumento da população e da demanda por estes recursos. “Observamos que os três temas são bastante discutidos no Brasil, mas poucas vezes isso é feito de maneira integrada. Queremos contribuir com uma visão ampla sobre o assunto”, avalia Simone Guimarães, gerente de Comunicação Corporativa da Shell Brasil. O evento será realizado no dia 13 de agosto, no Rio de Janeiro.



As discussões de Impulsionando o Progresso Juntos serão iniciadas com a palestra “Os desafios da relação entre energia, água e alimentos e o papel do setor privado na promoção da economia verde”. Na sequência serão realizados painéis simultâneos sobre Energia, Água e Alimentos, que discutirão os temas considerando o contexto político, econômico e social em todo o mundo. Após as discussões temáticas, os moderadores de cada mesa apresentarão as conclusões dos grupos, e será elaborado um documento com o objetivo de contribuir para decisões futuras de diversos setores. “A proposta é fazer uma contribuição para embasar estratégias do setor privado, do governo e da sociedade civil, e por isso este encontro da série Impulsionando o Progresso Juntos resultará em um documento de livre acesso e uso, que será disponibilizado no site da Shell”, explica Simone Guimarães.



O evento contará com a participação de representantes de empresas, ONGs, governo e acadêmicos. Entre os palestrantes estão especialistas internacionais, como Wim Thomas, chefe da Equipe de Análise Energética do Grupo de Cenários Globais da Shell, integrante do Conselho Mundial de Petróleo e do grupo de cenários de energia do Conselho Mundial de Energia; Kevin Noone, diretor da Secretaria Sueca de Ciências do Sistema Terrestre Ambiental, pesquisador do Instituto de Resiliência de Estocolmo, vice-presidente do Grupo Internacional de Agências de Fomento e vice-presidente do Conselho Transdisciplinar para o Programa Comum Europeu sobre Clima; e Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.



Sobre a série Impulsionando o Progresso Juntos

Iniciada em 2012 na Holanda, a série Impulsionando o Progresso Juntos (Powering Progress Together) reúne alguns dos maiores pensadores do mundo em economia, negócios, governo e sociedade para discutir desafios energéticos futuros, partindo do princípio de que o aumento da população global e da prosperidade econômica provocam maiores desafios sobre recursos vitais do mundo. A Shell acredita que esses desafios podem ser solucionados através da cooperação entre as diversas partes da sociedade, e por isso lançou a série Impulsionando o Progresso Juntos em todo o mundo com o objetivo de facilitar o diálogo sobre estes temas. Além da edição holandesa de 2012, outros eventos já foram realizados na Alemanha, Filipinas, Turquia e Estados Unidos.



SERVIÇO

Impulsionando o Progresso Juntos

Data: 13 de agosto de 2014

Horário: das 8h às 15h30

Local: 1º andar do Hotel Windsor Atlântica - Av. Atlântica, 1020 – Copacabana – Rio de Janeiro

Credenciamento para imprensa: até 12 de agosto, às 15h, pelo e-mail [email protected]



PROGRAMAÇÃO


8h–9h – Credenciamento e welcome coffee

9h10–9h40 – Abertura

9h40–10h50 - Palestra Magna: Os desafios da relação entre energia, água e alimentos e o papel do setor privado na promoção da economia verde

· Kevin Noone, pesquisador do Instituto de Resiliência de Estocolmo

· Wim Thomas, chefe da Equipe de Análise Energética do Grupo de Cenários Globais da Shell

· Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

· Moderadora: Leilane Neubarth, jornalista e apresentadora da GloboNews



10h50–13h00 - Painéis Paralelos

Sala 01: ENERGIA: os desafios da matriz energética nacional e a vantagem competitiva brasileira em carbono: como alcançar este equilíbrio?

· Edmar de Almeida, membro do Grupo de Economia de Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

· Marco Antonio Siqueira, diretor da PSR Consultoria

· Weber Amaral, professor da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo

· Moderadora: Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo

Sala 02: ÁGUA: o grande desafio do século XXI?

· Antônio Felix Domingues, coordenador de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA)

· Claudio Szlafsztein, professor do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará

· Michael Becker, diretor de Conservação da WWF – Brasil

· Newton Azevedo, governador do Fórum Mundial da Água e vice-presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB)

· Moderadora: Ana Lúcia Azevedo, editora do jornal O Globo



Sala 03: ALIMENTOS: o futuro dos alimentos: como suprir a crescente população de forma responsável

· Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

· Eduardo Bastos, membro do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio

· Fabio Scarano, vice-presidente sênior Divisão Américas da organização não-governamental Conservação Internacional

· Moderador: Agostinho Vieira, colunista do jornal O Globo



13h–14h - Brunch


14h-15h30 – Painel de fechamento: “Futuro energético sustentável”

Os jornalistas moderadores de cada painel paralelo trazem perspectivas de seu grupo em um painel final, em que os impactos serão discutidos conjuntamente.

· Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo

· Ana Lúcia Azevedo, Editora do jornal O Globo

· Agostinho Vieira, colunista do jornal O Globo

· Moderadora: Leilane Neubarth, jornalista e apresentadora da GloboNews
Cajá – Agência de Comunicação
Fonte Cajá – Agência de Comunicação 11/08/2014 ás 11h

Compartilhe

} Shell discute futuro de alimentos, água e energia com especialistas mundiais