Setor de energias renováveis é incluído no programa de Cooperação Tecnológica Brasil-Israel

Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 14/03/2013 às 9h

Brasília - O programa de Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado entre Brasil e Israel vai abranger uma quarta indústria. Além dos segmentos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), saúde e defesa, empresários do setor de energia renovável do Brasil e de Israel podem também apresentar propostas de cooperação tecnológica entre empresas dos dois países para participarem do projeto. Além da inclusão do novo segmento, o prazo para a apresentação das propostas foi estendido até 24 de junho.

Um evento com a participação de empresas israelenses interessadas em conhecer potenciais parceiros brasileiros será realizado no fim de abril, no Rio de Janeiro. Todas as informações relativas ao evento e à nova chamada, como detalhes do edital, orientações às empresas, passo a passo para a inscrição, comunicados, publicações e a agenda de eventos, poderão ser encontradas no site http://www.brasilisrael.mdic.gov.br.

A iniciativa faz parte das atividades previstas no Memorando de Entendimento assinado em 2007. As empresas são convidadas a elaborar propostas de cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial. Sua produção pode ser direcionada tanto à comercialização doméstica quanto no mercado global. É fundamental que as empresas tenham participação equilibrada no projeto de P&D, de forma a garantir que a inovação gerada traga retorno tecnológico e financeiro nos dois países.

Parcerias e benefícios

Os interessados em participar contarão com assistência no processo de busca de parceiros, o mecanismo conhecido como matchmaking. Para facilitar a criação de parcerias, a página do programa disponibiliza um banco de dados de empresas de Brasil e Israel, que conta com informações úteis acerca das companhias para auxiliar no estabelecimento de cooperação entre empresas.

O Comitê Gestor, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pelo MATIMOP, agência oficial de fomento à infraestrutura industrial do Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho de Israel (OCS), prestará o auxílio necessário às organizações.

Financiamento

Além de permitir que as empresas brasileiras desenvolvam tecnologias inovadoras com novos parceiros e de facilitar a inserção internacional dessa produção, o programa de cooperação com Israel oferece uma oportunidade de financiamento para o mesmo projeto nos dois países. O projeto a ser desenvolvido pelas empresas parceiras no âmbito do edital poderá receber recursos tanto em Israel quanto no Brasil.

Israel oferecerá recursos para suas empresas por meio do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) serão as opções de apoio financeiro no Brasil. As iniciativas serão interligadas às políticas setoriais do Plano Brasil Maior e contarão com o apoio dos parceiros de cada segmento para identificar empresas interessadas em participar e oportunidades de pesquisa.


Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 14/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Setor de energias renováveis é incluído no programa de Cooperação Tecnológica Brasil-Israel