Sérgio Souza presta homenagem à Marinha do Brasil

Fonte Agência Senado 05/06/2012 às 20h

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), discurso no Plenário nesta terça-feira (5), prestou uma homenagem à Marinha do Brasil. Ele lembrou que a data magna da Marinha, a ser comemorada na próxima segunda-feira (11), marca o aniversário da Batalha do Riachuelo, ocorrida em 1865, uma das mais importantes da Guerra do Paraguai.

Sérgio Souza disse que a Marinha continua travando “outras batalhas silenciosas”, com a participação de milhares de anônimos que dignificam o país. O senador destacou a operação Matrinxã, que está sendo realizada na região amazônica, em que a Marinha busca implementar ações de saúde para milhares de brasileiros. Para o parlamentar, a missão é ainda mais digna de admiração por conta das enchentes que atingem a região.

O senador informou que a operação da Marinha na região amazônica envolve três navios de assistência hospitalar, dois helicópteros, duas escolas flutuantes, seis lanchas e 121 fuzileiros-navais. Em parceria com o Ministério da Saúde, a Marinha já realizou 871 exames laboratoriais, 111 mamografias e até três cirurgias, entre outros procedimentos. Para Sérgio Souza, esses números podem parecer normais nos grandes centros do país, mas tornam-se impressionantes em um ambiente hostil, de florestas e com enchentes.

- É motivo de orgulho para os brasileiros o trabalho operoso praticado por esses patriotas – afirmou o senador.

Chuvas no Paraná

O senador também a situação de 16 municípios do Paraná atingidos por fortes chuvas. Segundo o senador, 18 mil pessoas foram atingidas e centenas de famílias ficaram desabrigadas. O parlamentar disse que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está ciente da situação. Ele pediu rápidas ações das prefeituras, do governo do estado e do governo federal para amenizar o sofrimento daqueles que foram atingidos pelas chuvas.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 05/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Sérgio Souza presta homenagem à Marinha do Brasil