Semana Universitária 2012 vai priorizar Ciência e Tecnologia

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 07/06/2012 às 21h

A Semana Universitária de 2012 foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 6 de junho, com a assinatura do edital no auditório da reitoria. O tema da Semana, que será realizada entre 22 e 26 de outubro, será "Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o projeto da UnB cinco décadas depois". Durante esse período, que ocorre este ano em meio às comemorações do jubileu da Universidade, haverá maior aproximação com o público externo, que terá a oportunidade de se aprofundar sobre os conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica.

Na abertura da cerimônia desta quarta, o reitor destacou que, com essa iniciativa, “a UnB coroa os 50 anos cumprindo a sua vocação de produzir conhecimento de modo solidário e em sintonia com o desenvolvimento social”. Segundo ele, além de integrar vivências comunitárias e constituir um espaço rico de intercâmbio, a Semana é uma oportunidade de ilustrar a efetiva ligação da universidade com a sociedade, “quatro campi onde circulam mais de 30 mil pessoas em atividades diversas”. José Geraldo elogiou ainda a escolha dos nomes de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Agostinho da Silva como exemplos emblemáticos da plataforma de pensadores da Educação.

A secretária adjunta de Educação do DF, Maria Luísa Vale, ressaltou a importância estratégica do evento para a cidade, especialmente para os alunos da rede pública. Para ela, duas instituições que oferecem educação devem sempre renovar parcerias, “pois uma é continuidade da outra”. Como exemplo, citou os projetos de extensão e os estágios dos estudantes de licenciatura da UnB na Secretaria de Educação, “incentivo fundamental para esses futuros profissionais e professores se ambientarem com a realidade do ensino”. Maria Luísa aproveitou o momento para defender a implantação de cotas na universidade para os alunos da rede pública.

Já Marcelo Dourado, diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, falou do “orgulho de ser filho da UnB”, onde se formou em História. “Muito do que sou devo a esta universidade”, complementou. Importantes parcerias com a UnB foram destacadas pelo superintendente, como as ações de mobilidade urbana e seus acordos de cooperação das linhas férreas entre Brasília e Luziânia, bem como o trem que liga Brasília, Anápolis e Goiânia, além da potencialização da vocação turística de cidades da região Centro-Oeste.

Representando a secretaria de Cultura do DF, Fátima de Deus, também ex-aluna da UnB, saudou a iniciativa afirmando que “cultura e educação devem necessariamente andar de braços dados”. Ao final do evento, Oviromar Flores, decano de Extensão da UnB e presidente da comissão organizadora da Semana Universitária, informou sobre o calendário de atividades e os eixos temáticos que estruturarão as atividades. A relação entre a universidade e a sociedade, os desafios lançados pelos pensadores Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Agostinho da Silva e a UnB e a cultura popular serão os grandes temas da Semana.

Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 07/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Semana Universitária 2012 vai priorizar Ciência e Tecnologia