Seleção Feminina de Handebol busca título Sul-Americano na Argentina

Fonte Photo&Grafia Comunicação 15/03/2013 às 21h

Competição é classificatória para o Pan-Americano, que será disputado em junho

Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol inicia na próxima terça-feira (19) a disputa do Campeonato Sul-Americano, em Mar del Plata, na Argentina. A equipe do técnico Morten Soubak vai em busca do título e de uma das quatro vagas para o Pan-Americano, que será disputado em junho, na República Dominicana. A base do time que disputou os Jogos Olímpicos de Londres foi mantida e algumas atletas mais jovens passam a integrar a equipe nesta fase. O objetivo do treinador, neste caso, é começar uma renovação no grupo já de olho na Olimpíadas de 2016.

O Brasil faz sua estreia na competição contra o Chile, em seguida, pega o Paraguai, Venezuela, Uruguai e a Argentina. O campeonato é disputado em pontos corridos, portanto, o melhor colocado no final das cinco rodadas é o campeão. "Vamos entrar com o forte objetivo de vencer o campeonato. As atletas que estão na Europa estão vindo de muito jogos fortes internacionais, em campeonatos como a Champions League. Elas estão com um ritmo muito bom e temos que aproveitar esse ótimo momento", frisou Morten.

A capitã da Seleção, Fabiana Diniz, a Dara, está ansiosa para ter o grupo reunido novamente. "O começo de um novo ciclo é sempre interessante. Já estamos na primeira competição oficial e pensando, claro, em Mundiais e nos Jogos Olímpicos. Cada jogo e cada campeonato faz parte da preparação e estar novamente no grupo é muito importante", lembrou a paulista de Guaratinguetá.

A maioria das convocadas atua na Europa e chegará à competição com um ritmo muito bom, conforme confirmou Morten Soubak. Esse fator é considerado fundamental também para a atleta. "Estamos no ápice de nossas competições na Europa. Com certeza, não queremos deixar nada a desejar. Vamos com o objetivo de vencer todos os jogos e acertar detalhes na equipe. A experiência que estamos tendo vai ajudar muito para os momentos de cansaço e para a integração com as novas meninas."
A pivô, uma das mais experientes da equipe, acha o momento perfeito para a entrada de novas atletas na Seleção. "Somos um grupo acolhedor e queremos que todas que estão chegando se sintam bem e consigam demonstrar seu talento. Acho um momento bom para renovar e dar oportunidades de jogos internacionais a estas meninas. Essa mistura de juventude e experiência renova a motivação", contou.

Dara espera fazer jogos consistentes com as equipes sul-americanas, que estão se fortalecendo cada vez mais. "Depois dessa competição vamos ter uma ideia clara de como está o handebol sul-americano e do que vamos encontrar no Pan-Americano, em junho, na República Dominicana", disse, referindo à competição que vale vaga no Mundial da Sérvia, em dezembro deste ano.

Seleção Brasileira Feminina de Handebol

Comissão técnica:

Técnico: Morten Soubak
Assistente Técnico: Alex Aprille
Supervisora: Rita de Cássia Orsi
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Marina Calister
Psicóloga: Alessandra Dutra

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö-Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dinamo Volgograd-Rússia).

Pontas - Adriana Cardoso de Castro (Bera Bera-Espanha), Alexandra Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö-Áustria) e Samira Pereira da Silva Rocha (Zvezda Zvenigorod-Rússia).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Déborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Francielle Gomes da Rocha (ADC Estrela de Guarulhos-SP).
Hungria), Moniky Karla Novais Bancilon (HBC Brest Penn Ar Bed -França) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).

Pivôs - Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria), Nadyne Keller Morcineck (Alef Handebol-RJ) e Tamires Morena Lima de Araújo (Alef Handebol-RJ).

Programação

Terça-feira (19)
12h: Argentina x Venezuela
14h: Brasil x Chile
16h: Uruguai x Paraguai

Quarta-feira (20)
12h: Brasil x Paraguai
14h: Venezuela x Uruguai
16h: Chile x Argentina

Quinta-feira (21)
12h - Chile x Paraguai
14h - Brasil x Venezuela
16h - Argentina x Uruguai

Sexta-feira (22)
12h: Venezuela x Chile
14h: Brasil x Uruguai
16h: Argentina x Paraguai
Sábado (23)
12h: Uruguai x Chile
14h: Paraguai x Venezuela
16h: Brasil x Argentina

Os Correios são o patrocinador oficial do Handebol do Brasil, a ASICS é a marca oficial de material esportivo e a Penalty a fornecedora de bolas.

 

Photo&Grafia Comunicação
Fonte Photo&Grafia Comunicação 15/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Seleção Feminina de Handebol busca título Sul-Americano na Argentina