Scheidt e Prada enfrentam esquadra americana nas Bahamas

Fonte Brasil 2016 29/11/2013 às 20h

 

A partir de 3 de dezembro, dupla brasileira busca título inédito na Star Sailors League, em Nassau.

Tricampeões mundiais de Star, Robert Scheidt e Bruno Prada retornam à classe depois de vencerem a Semana de Vela de Ilhabela, em julho deste ano, e depois do título mundial de Scheidt na Laser, em Omã. Agora, partem para as Bahamas, onde buscarão um título inédito na Star Sailors League, entre os dias 3 e 8 de dezembro. Os brasileiros precisarão enfrentar seis duplas dos Estados Unidos, país com o maior número de velejadores classificados no ranking.

Essa será a primeira edição do campeonato organizado pelo Yacht Club Nassau, que receberá uma flotilha de 18 embarcações. Dessa maneira, a esquadra norte-americana representará um terço dos participantes do campeonato, exclusivo para convidados que contribuíram e ainda contribuem para que a Star seja considerada como a mais técnica das classes olímpicas de todos os tempos.

Como convidado especial, Paul Cayard compete ao lado de Austin Sperry (37º colocado no ranking da SSL). Scheidt e Cayard foram adversários em uma única oportunidade, quando o norte-americano foi ao Rio de Janeiro para correr a Nestlé Match Cup, em 2009. Na ocasião, o brasileiro venceu o confronto, e Cayard foi o vice-campeão, perdendo a final para o gaúcho Daniel Glomb.

Na expectativa pela competição em Nassau, o norte-americano aprovou o formato de disputa proposto pela SSL. "Eu acho que é uma ideia fantástica. Se existe uma classe no esporte da vela que merece um ‘Final Masters’ no encerramento de cada temporada, estou certo de que é a Star", afirmou Cayard, diante da perspectiva de que os velejadores somem pontos ao longo do ano e os melhores do ranking se classifiquem para a final mundial.

A premiação total da SSL é de US$ 200 mil, incluindo o “Skipper do Ano” (melhor comandante da temporada). A dupla eleita como a mais eficiente de 2013 levará o "Simpson Memorial Trophy", troféu em homenagem ao britânico Andrew ‘Bart’ Simpson, campeão olímpico de Star em Pequim, vítima fatal de um acidente com o barco sueco Artemis, durante treino para a America’s Cup deste ano na Baía de São Francisco (EUA).

 

Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 29/11/2013 ás 20h

Compartilhe

Scheidt e Prada enfrentam esquadra americana nas Bahamas