São Simão terá 1º Festival Cultural - Cinema em janeiro

Fonte Com Texto Comunicação Corporativa 15/12/2009 às 9h

Para promover a arte do cinema e o intercâmbio entre os profissionais da área, a cidade de São Simão, a 45 quilômetros de Ribeirão Preto, receberá no período de 19 a 25 de janeiro, a primeira edição do Festival Cultural – Cinema. Além da exibição de filmes, a programação contará com apresentações de dança contemporânea, teatro, exposições e shows.

Segundo Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções e idealizadora do projeto, o festival foi inspirado na história cinematográfica da cidade que começou em 1913. “Nessa época, São Simão tinha o seu primeiro cinema, o Pariz Cinema. Depois foi aberto o Cine Oasis, o mais famoso, que foi fechado há mais de 20 anos”, explica.

O evento ampliará o acesso à cultura e poderá incentivar o turismo na cidade que sempre teve grandes talentos, como os produtores Fabiano e Caio Gullane, da Gullane Filmes; Tulé Peak, diretor de arte de longas premiados como Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira, Tropa de Elite entre outros; e o artista plástico Marcelo Grassmann, reconhecido internacionalmente por suas obras. A família de Grassmann teve forte influência na formação cultural de São Simão e, por essa ligação, o artista plástico dará o nome ao prêmio que selecionará os melhores curtas-metragens, também é dele a gravura de um olho que se tornou a marca do festival.

A cerimônia oficial de abertura do Festival Cultural - Cinema será no dia 20 de janeiro, às 20h, no Cine Theatro Carlos Gomes, em São Simão, com a presença do elenco e do diretor do longa Querô, Carlos Cortez. A pré-abertura está marcada para o dia 19 de janeiro, no mesmo espaço, e contará com a inauguração da exposição Cinema em Cartaz, que tem curadoria de Maximo Barros e realização da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.

Na semana da Programação Principal da Mostra de Cinema, o público terá a possibilidade de assistir a importantes filmes que marcam a atual cinematografia brasileira, entre eles, Ensaio sobre a Cegueira, O Cheiro do Ralo e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

Após a exibição, produtores, diretores e atores desses filmes participarão de bate-papos com a plateia. “Uma oportunidade para o público conversar e conhecer de perto o trabalho dos profissionais do cinema nacional”, explica Silvio França, da Origem Produções. Entre os convidados para as sessões comentadas estão a atriz Silvia Lourenço, o diretor de arte Tulé Peak, a diretora Laís Bodansky, o roteirista Luiz Bolognesi, entre outros.

 A criançada terá uma programação especial com a exibição de filmes infantis de longa-metragem, curtas e animações. Paralelo à Mostra de Filmes será realizado o Festival de Curtas-Metragens para estimular novos talentos a mostrar seus trabalhos. Os curtas inscritos e selecionados irão concorrer ao Troféu Marcelo Grassmann e a um prêmio em dinheiro. As inscrições para o festival de curtas são gratuitas e terminam no dia 8 de janeiro.

Durante os dias de evento, os participantes terão a oportunidade de visitar e conhecer os pontos turísticos da cidade como o Morro do Cruzeiro, Museu Histórico Simonense, Prainha do Rio Tamanduá, Casa de Cultura Marcelo Grassmann, Igreja Matriz de São Simão Apóstolo, Museu São Paulo – Minas, Biblioteca e a Câmara Municipal.

Todas as atividades serão gratuitas e realizadas em diferentes períodos, para possibilitar a participação dos moradores e também de visitantes.

O 1º Festival Cultural - Cinema, de São Simão, é uma realização da Origem  Produções com apoio da SOS Cultura, com patrocínio de RTE Rodonaves e apoio de Gullane Filmes, São Paulo Film Commission, Prefeitura Municipal de São Simão e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo através do ProAC (Programa de Ação Cultural).

São Simão – Além de ter um clima agradável, belas paisagens e ser a cidade natal de grandes artistas, São Simão tem importância regional e nacional. O município, que tem cerca de 14 mil habitantes, é conhecido como o berço da Proclamação da República, pois em 31 de janeiro de 1.888, a Câmara Municipal propôs a extinção da monarquia e anulou a formação do 3º império.

Localizada a 280 km de São Paulo e a 45 km de Ribeirão Preto, a cidade completou 185 anos no dia 28 de outubro, sendo a mais antiga da região.


Sobre a Origem Produções – A empresa atua na produção cultural em diversas modalidades como teatro, dança, restauro, música, artesanato, oficinas, entre outras atividades. Os trabalhos são realizados por meio de leis de incentivo fiscal, promovendo e fomentando projetos culturais em diversas regiões do Brasil, como a revitalização do Cine Theatro Carlos Gomes de São Simão, a reforma do Cine Teatro Serrana, 5º Festival de Teatro TPC, Jovens Designers, Oficina Nômade, entre outros. Para saber mais sobre a Origem Produções, acesse www.origemproducoes.com.br.

Programação - Mostra de Cinema

Dia 20/01 – quarta-feira

Cerimônia de abertura

Horário: 19h

 
Filme “Querô”

Horário: 20h

Sessão comentada após o filme: com o Diretor Carlos Cortêz e parte do elenco


Dia 21/01 – quinta-feira

Filme “Castelo Rá Tim Bum”

Horário: 10h


Filme “Cinema, Aspirinas e Urubus

Horário: 16h


Filme “O Cheiro do Ralo”

Horário: 20h

Sessão comentada após o filme: com a Atriz Silvia Lourenço

Dia 22/01 – sexta-feira

Filme “Curtas de Animação Infantil”

Horário: 10h

Filme “Durval Discos”

Horário: 16h


Filme “Ensaio Sobre a Cegueira”

Horário: 20h

Sessão comentada após o filme: com o Diretor de Arte Tulé Peak

Dia 23/01 – sábado

Filme “Curtas de Animação Infantil”

Horário: 10h


Mostra de Curtas

Horário: 16h

Filme “Chega de Saudade”

Horário: 20h

Sessão comentada após o filme: com a Diretora Laís Bodansky e com o roteirista Luiz Bolognesi

 
Dia 24/01 –domingo

Festival de Curtas

Horário: 15h


Filme “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”

Horário: 19h

Sessão comentada após o filme: com os produtores Caio e Fabiano Gullane (Gullane Filmes)

 
Premiação Festival de Curtas / Cerimônia de encerramento

Horário: 22h

Com Texto Comunicação Corporativa
Fonte Com Texto Comunicação Corporativa 15/12/2009 ás 9h

Compartilhe

São Simão terá 1º Festival Cultural - Cinema em janeiro