São José dos Campos contará com SAMU para atender a população

Fonte Agência Saúde 25/08/2014 às 13h
Nova Central Regional de Regulação de Urgências atenderá mais de 1 milhão de habitantes em oito municípios da região do Vale do Paraíba

A rede de atenção à urgência e emergência do interior de São Paulo ganhará um reforço importante com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 no município de São José dos Campos, que sediará a Central Regional de Regulação de Urgências. Na sexta-feira (22/8), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, entregou ambulâncias para o SAMU que atenderá também as cidades de Jacareí, Caçapava, Igaratá, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.

Para a implantação do serviço, o Ministério da Saúde investiu R$ 3 milhões na compra de 20 ambulâncias – 17 Unidades de Suporte Básico (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA) - que atenderão a população da região localizada no Vale do Paraíba, uma das mais importantes do estado. A expectativa é que mais de um milhão de pessoas sejam atendidas. Durante a cerimônia houve uma simulação do atendimento do SAMU.

Na cerimônia, o ministro da Saúde falou sobre a importância da chegada do SAMU na região. “Criado em 2013, o SAMU finalmente chega a essa região tão importante do país. Hoje, o serviço atende 80% da população brasileira e tem sido fundamental no atendimento de situações de emergência. Nos locais onde o SAMU está ele tem exercido um papel fundamental da organização do sistema de urgência e tem colaborado para salvar muitas vidas", destacou Chioro.

A previsão é que o serviço inicie o funcionamento em setembro, com nove ambulâncias totalmente vinculadas ao Centro de Operações Integradas (COI) do município. De acordo com o projeto da prefeitura, as unidades serão equipadas com tablets que estabelecerão um link direto com Central de Regulação e o COI, proporcionando informação em tempo real durante os atendimentos através das câmeras espalhadas pela cidade.

“Para o Ministério da Saúde é importante que cada região defina sua estratégia e, uma vez aprovada pelo Ministério, cada região tem autonomia para definir como será a implantação. Nesse momento, estamos fazendo a entrega do que é o coração e inteligência do SAMU, a Central Regional de Regulação de Urgência. É o local onde os técnicos recebem o chamado por meio do 192 e realizam a triagem, encaminham para um médico, que determina qual a melhor forma de realizar o atendimento, seja por meio de uma unidade básica ou de uma UTI móvel", destacou.

Em São José dos Campos, as equipes serão compostas por 32 médicos, 10 enfermeiros, 41 técnicos em enfermagem e 36 motoristas. Sete bases avançadas para o SAMU estão em construção no município, sendo uma na zona norte, duas na sul, duas na leste, uma no centro e uma em São Francisco Xavier. As demais cidades integrantes do consórcio irão implantar o sistema gradualmente, à medida que concluírem a infraestrutura necessária.

A cidade de Jacareí contará com quatro ambulâncias, Caçapava terá dois veículos e os municípios de Igaratá, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca contarão com uma ambulância cada.

SAMU – Atualmente, o SAMU possui 185 Centrais de Regulação de Urgências com cobertura de 149,9 milhões de habitantes em 2.921 municípios de todo o país. São 3.181 ambulâncias realizando atendimento, entre unidades de suporte básico, suporte avançado, motolâncias, equipes de embarcação e aeromédicas. No estado de São Paulo, a cobertura populacional do SAMU é de 80,4%, com o atendimento de 624 ambulâncias.

Com o SAMU, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica e obstétrica e de saúde mental da população.



Agência Saúde
Fonte Agência Saúde 25/08/2014 ás 13h

Compartilhe

São José dos Campos contará com SAMU para atender a população