Roland DG Brasil leva tecnologia e segurança para o mercado de Instrumentação Cirúrgica

Fonte MM Comunicação Empresarial 27/08/2014 às 15h


Com crescimento de 3% em 2013, a indústria de equipamentos médicos, incluindo o setor de instrumentação cirúrgica, tende a crescer com a entrada da tecnologia, além de garantir maior segurança aos médicos e pacientes, fato que poderá ser verificado na próxima semana durante a MedTex MD&M Brazil




Durante os dias 26 e 27 de Agosto, a Roland DG Brasil estará expondo na MedTex MD&M Brazil 2014, principal feira de tecnologia para a fabricação de equipamentos médicos e odontológicos da América Latina, que terá como pauta principal a tecnologia aliada a segurança no setor da saúde, objetivo também da Roland DG Brasil, que levará para o evento a gravadora 2D Matrix - MPX-90M e a DWX-4 para fresagem odontológica.


Com uma tecnologia extremamente precisa, a MPX-90M permite aos fabricantes de equipamentos médicos, imprimir rapidamente código 2D Matrix a partir de 1 milímetro, em uma grande variedade de instrumentos, tais como fórceps, pinças, bisturis, entre outros, garantindo fácil monitoramento e a rastreabilidade dos mesmos, a partir da impressão da Identificação Única do Dispositivo (UDI). Sendo que o software foi desenvolvido para produzir impressões precisas, duráveis e que permanecem legíveis durante todo o ciclo de vida do produto.

Atualmente hospitais e clínicas devem manter registros que permitam a rastreabilidade do instrumental cirúrgico e dos produtos para saúde submetidos à esterilização e usados nos procedimentos cirúrgicos. Isso permitirá saber a data e local de processamento, além do método utilizado. E foi baseado nestes princípios e com o pensamento na segurança de médicos e pacientes que a Roland DG, trouxe para o Brasil a tecnologia japonesa 2D capaz de imprimir e gravar nestes instrumentos, seguindo todos os critérios exigidos pelos órgãos competentes.

Outro equipamento da Roland DG Brasil que também estará em evidência durante a MD&M 2014 é a fresadora odontológica compacta DWX-4. Os profissionais da área odontológica que visitarem o evento terão acesso a um produto que permite fresar blocos padrão e materiais do tipo pino, incluindo cera, PMMA, zircônio e muitas resinas e compostos, permitindo inclusive fresar uma única ponte ou coroa sob demanda. O equipamento é ideal para qualquer laboratório de odontologia digital e também para os laboratórios com scanners que já não desejam terceirizar a produção.

O produto ainda possui design compacto e é ideal para qualquer ambiente de um laboratório, combina a fresagem simultânea de quatro eixos com uma simples operação de um botão, possui trocador de ferramenta automatizado provendo duas ferramentas para a precisão da fresagem do início ao fim sem supervisão, monitoramento da produção reforçado pela grande área de visualização e interior iluminado com LED, sendo que a mesma fornece status com código de cores alertando o operador sobre eventuais erros ou mau funcionamento, possibilitando a economia do tempo e de materiais.



A Indústria da Saúde

Mas com toda tecnologia disponível e com um faturamento médio anual de R$ 16 bilhões, a indústria da saúde ainda tem diversos problemas ligados aos instrumentos utilizados durante as cirurgias que acabam colocando a vida dos pacientes em risco, com infecções pós-operatórias.

Os números assustam. E é por isso que a ANVISA em 2008 adotou medidas rigorosas para prevenir as infecções e a segurança cirúrgica, com o tema Cirurgia Seguras Salvam Vidas. Assim, foi desenvolvido um checklist, que deve ser aplicado a todos os pacientes cirúrgicos, baseado em três princípios fundamentais: simplicidade, ampla aplicabilidade e possibilidade de mensuração e um dos itens constantes deste checklist é que a equipe médica garantirá e identificará com precisão todos os espécimes cirúrgicos.

Depois de dois anos do lançamento da campanha, foi publicado a RDC/ANVISA n. 02/10, que coloca a rastreabilidade como uma forma de gerenciamento no serviço de saúde, que deve possuir protocolos e procedimentos padronizados, atualizados, registrados e acessíveis, permitindo um monitoramento dos instrumentos desde a aquisição até o uso e o descarte. Este sistema possibilita um controle de todas as etapas do processamento dos instrumentais cirúrgicos, fornecendo dados fundamentais para análise, controle de risco, segurança, confiabilidade ao consumidor e é considerada uma prática eficaz no controle dos instrumentais.

Serviço:

MD&M

Data: 26 e 27 de Agosto

Local: Transamerica Expo Center – São Paulo

Horário: das 10:00 às 19:00



Sobre a Roland DG

Com sede em Cotia, São Paulo, a Roland DG Brasil é uma unidade de negócios da Roland DG Corporation. Empresa japonesa líder mundial em soluções industriais para sinalização, artes gráficas, envelopamento de veículos, impressão UV, fotografia, gravação e modelagem 3D.

Fundada em 1981 e listada na Bolsa de Tóquio, a Roland DG é a número um no mundo em fornecimento de impressoras de grande formato a jato de tinta.

A Roland DG Corporation conquistou as certificações ISO 9001:2008 e 14001, que garantem a consistência na qualidade de fabricação, distribuição e serviço ao cliente. Além de atuarem com o Roland DG Care, uma solução mundial, onde os clientes podem contar com uma ampla assistência que atende a todos os detalhes do funcionamento do equipamento, passando pela instalação, treinamentos e manutenção, por toda a vida útil.




MM Comunicação Empresarial
Fonte MM Comunicação Empresarial 27/08/2014 ás 15h

Compartilhe

Roland DG Brasil leva tecnologia e segurança para o mercado de Instrumentação Cirúrgica