Rio recebe maior prova de ciclismo da América Latina

Fonte Ministério do Esporte 29/08/2014 às 9h
O Rio de Janeiro recebe, desde segunda-feira (25), a quinta edição do Tour Rio, que vai até 31 de agosto. A maior prova de ciclismo de estrada da América Latina conta com a participação de cem atletas brasileiros e estrangeiros, que irão percorrer 937,3 km e 20 cidades do estado. A prova soma pontos para o ranking mundial, classificatório para as Olimpíadas do Rio 2016.

A competição, segundo o diretor de Incentivo e Fomento ao Esporte, Paulo Vieira, beneficia diretamente mais de 32 mil pessoas, integrando cidades e destacando a natureza, promovendo acesso qualificado à prática esportiva por meio da modalidade. “Foram mais de 11 milhões investidos numa sólida parceria entre sociedade civil organizada, poder público e empresariado, que reforçam a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) como instrumento de diversificação do financiamento do esporte nacional”, aponta.

A largada foi dada na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, e a chegada, na Quinta da Boa Vista. O pelotão passará por etapas em Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, atravessando mais de 20 cidades. Os ciclistas disputam um prêmio no valor de R$ 220 mil, e quem completar o percurso no menor tempo será o campeão da maior prova de ciclismo de estrada da América Latina.

Nesta edição a qualidade técnica dos participantes está ainda maior. Com 60 atletas nacionais e internacionais, o Tour do Rio terá a presença de equipes conhecidas e com experiência nas principais provas de ciclismo de elite do circuito mundial. Campeã da última edição do Tour, a equipe EPM-UNE, da Colômbia, está confirmada entre as seis equipes internacionais e cinco nacionais. Também na disputa pelo bicampeonato está Oscar Sevilla, do time colombiano, que levou para casa a camisa amarela da última edição. As melhores equipes do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) garantiram presença no Tour do Rio.

“O evento terá a participação de integrantes do Comitê Rio 2016. Eles vão observar toda a operação e logística desse grande evento do calendário mundial ciclístico”, comenta Maria Luisa Jucá, organizadora do Tour do Rio.

Chegando a sua 5ª edição este ano, o Tour do Rio já contou com a participação de 512 atletas, ciclistas de 15 nacionalidades, teve 3.223,3 km percorridos e R$ 850,4 mil distribuídos em prêmios. Na última edição, o torneio movimentou mais de 600 pessoas, entre atletas, equipe de produção e de apoio. O atual vencedor é o ciclista espanhol Oscar Sevilla, da equipe EPM-UNE, da Colômbia. Este ano ele volta à competição para tentar conquistar o bicampeonato.

Sobre o Tour do Rio
O Tour do Rio é uma realização do Instituto Faça Esporte e Cultura com homologação da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Union Cycliste Internationale (UCI) e aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte. São patrocinadores do evento o Grupo Bradesco Seguros, IRB Brasil RE e Rede Globo. O apoio é da Light e Shimano.

Confira a programação do Tour do Rio 2014
1ª Etapa – 26 de Agosto – Rio de Janeiro/ Angra dos Reis – 162,8km
2ª Etapa – 27 de Agosto – Angra dos Reis/Volta Redonda – 110 km
3ª Etapa – 28 de Agosto – Volta Redonda/Três Rios – 167,2km
4ª Etapa – 29 de Agosto - Três Rios/ Teresópolis – 120,3km
5ª Etapa – 30 de Agosto – Teresópolis/Rio das Ostras – 196,3 km
6ª Etapa – 31 de Agosto – Rio das Ostras/Rio de Janeiro – 180,7km


Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 29/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Rio recebe maior prova de ciclismo da América Latina