Rio abriga cerimônia de entrega do Prêmio Campeões da Terra

Fonte Redação da EcoAgência, com informações da Rádio ON 04/06/2012 às 0h

Evento, em 4 de junho, contará com a presença da embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, Gisele Bündchen; entre os vencedores de edições anteriores está o Prêmio Nobel da Paz, Al Gore.

A ONU vai anunciar, em cerimônia no Rio de Janeiro, os ganhadores do prêmio "Campeões da Terra", que reconhece indivíduos por sua liderança em questões ambientais. A entrega ocorrerá nesta segunda-feira, 4 de junho, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente. Um presidente pioneiro em políticas verdes na Ásia, um conservacionista que combate a caça ilegal no Quênia, um empresário de energias renováveis do Oriente Médio e um banqueiro, que está promovendo o desenvolvimento sustentável na América Latina, estão entre os vencedores do principal prêmio ambiental da Organização das Nações Unidas. Outros laureados do Campeões da Terra são um aeronauta e inovador do transporte verde e um cientista ambiental.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, escolheu o Brasil como sede das celebrações do Dia, este ano. O prêmio será entregue pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, além da embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, Gisele Bündchen. A modelo também vai participar das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, juntamente com o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner.

Lançado em 2005 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Campeões da Terra já reconheceu 51 indivíduos e organizações por sua liderança em questões ambientais. Entre os laureados de edições anteriores do prêmio estão o ex-vice Presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore; o Presidente do México, Felipe Calderón; a atriz e ativista chinesa, Zhou Xun; e a lenda global da música, Angélique Kidjo.

Na corrida para a cúpula da Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável (20-22 de junho de 2012), que também acontecerá no Rio de Janeiro, o Campeões da Terra irá ressaltar que fortes lideranças políticas, visão empreendedora e ciência e inovação podem inspirar esforços globais na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono

Redação da EcoAgência, com informações da Rádio ON
Fonte Redação da EcoAgência, com informações da Rádio ON 04/06/2012 ás 0h

Compartilhe

Rio abriga cerimônia de entrega do Prêmio Campeões da Terra