Reunião entre Capes e DFG analisa andamento de projetos realizados em parceria

Fonte Ascom - Capes 05/06/2012 às 22h

Aconteceu na segunda-feira, 4, reunião entre os presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e da Fundação Alemã para a Pesquisa Científica (DFG), Matthias Kleiner, para balanço dos projetos realizados em parceria entre as duas instituições. O encontro foi realizado no edifício-sede da Capes.

Durante o encontro, foram iniciadas discussões sobre novas propostas com o DFG, que se baseiam em projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e alemães no âmbito da Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim), que atualmente conta com 21 projetos vigentes (nove do edital de 2012 e 12 renovados do edital de 2011).

Os assuntos voltarão a ser tratados na reunião mista binacional, que acontece anualmente, com o intuito de analisar novas propostas e pedidos de renovação de projetos já vigentes no programa. Neste ano, a reunião ocorrerá na Alemanha, na cidade de Aachen, de 8 e 10 de outubro.

Além dos presidentes das duas instituições, participaram da reunião Gerhard Hirt, diretor do Institute of Metal Forming (IBF), na Alemanha; Dietrich Halm, diretor do DFG em São Paulo; Álvaro Toubes Prata, secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MCTI) e ex-secretário geral do programa Bragecrim; João Fernando Gomes de Oliveira, diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP) e novo secretário geral do programa Bragecrim; e Luís Filipe de Miranda Grochocki, coordenador-geral substituto de Programas de Cooperação Internacional da Capes (CGCI/DRI/Capes).

 


Ascom - Capes
Fonte Ascom - Capes 05/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Reunião entre Capes e DFG analisa andamento de projetos realizados em parceria