Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL

Fonte , Ascom/MinC 07/06/2012 às 21h

Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL

O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, participou ontem (6) da 34ª Reunião de Ministros do Mercosul Cultural, na qual a presidência Pro Tempore do MERCOSUL Cultural foi repassada pela Argentina ao Brasil.

O encontro ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, e teve a presença do secretário de Cultura da Argentina, Jorge Coscia; do ministro da Cultura do Paraguai, Ticio Escobar; do ministro da Educação e da Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich; e de representantes dos organismos de Cultura do Chile, Peru e Venezuela.

O Brasil assume a presidência Pro Tempore (PPT) do MERCOSUL no segundo semestre deste ano e o MinC será responsável por realizar as reuniões do bloco no âmbito da cultura.

Na reunião de ministros decidiu-se pela consolidação da Secretaria do Mercosul Cultural, a ser instalada em Buenos Aires, e pela criação de três coordenadorias.

A coordenadoria de Diversidade Cultural ficará sob a responsabilidade do Paraguai e proporcionará troca de experiências a partir de programas culturais desenvolvidos pelos países. Os programas Usinas Culturais e o Cultura Viva – também executado no Paraguai e na Argentina fazem parte da coordenadoria.

Sob a responsabilidade do Uruguai ficará a coordenadoria de Patrimônio. De acordo com Vitor Ortiz, essa área desenvolverá ações conjuntas de reconhecimento, proteção e preservação de bens materiais e imateriais comuns aos países, com a ideia de criar uma espécie de tombamento regional.

A terceira coordenadoria tratará da Economia Criativa e Indústrias Culturais tendo o Brasil como responsável. O país se destaca na liderança no setor, tendo implementado na estrutura do MinC a secretaria de Economia Criativa.

Também foi debatida a consolidação de um Fundo Cultural do Mercosul, que terá recursos de todos os países para financiar projetos de instituições voltados ao MERCOSUL.

Cultura e sustentabilidade será o tema dos trabalhos desenvolvidos pelo MinC durante a presidência Pro Tempore do MERCOSUL. “É preciso chamar atenção da sociedade e dos governos para fortalecermos as políticas culturais objetivando o desenvolvimento sustentável, tanto na conscientização, inclusão da cultura, acesso ao conhecimento e liberdade de expressão das mais diversas comunidades”, salientou Vitor Ortiz.

O tema também será levado pelo MinC à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.

()

, Ascom/MinC
Fonte , Ascom/MinC 07/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL