Restaurada a primeira fonte pública de água potável da cidade de Goiás

Fonte Fonte: Ascom - IPHAN/GO 10/06/2012 às 21h

Construída em 1772, entre o Rio Vermelho e a Estrada Real, a Fonte da Carioca foi a primeira fonte pública de água potável construída na cidade de Goiás

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO) entrega para a comunidade da cidade de Goiás, no próximo dia 15 de Junho, às 10h, a Fonte da Carioca, na cidade de Goiás. A fonte foi o principal ponto de encontro dos moradores da antiga Vila Boa de Goiás, dos viajantes e tropeiros que chegavam pela Estrada do Nascente. Ali se encontravam diariamente as carregadeiras de água, as lavadeiras, os tropeiros, a criançada ou quem necessitasse de água, fossem livres ou escravos. A Fonte da Carioca sempre foi um lugar intimamente atrelado às atividades cotidianas da comunidade vilaboenese.

O fornecimento de água foi, há algumas décadas, interrompido em decorrência dos aterros para a construção da rodovia 070. Entretanto, na última restauração realizada na década de 1980, pelo IPHAN, com apoio da Prefeitura de Goiás, o fornecimento foi restabelecido e a fonte voltou a ser um dos pontos de referência ao turismo, tanto pela sua beleza arquitetônica, como pelas lendas que a cercam.

Em 2011, durante os trabalhos de acompanhamento da Obra de Iluminação, Paisagismo, Sinalização e Mobiliário na Beira-Rio, em execução pelo Governo do Estado e, principalmente, após a enchente na cidade ocorrida em 10 de janeiro de 2011, foi elaborado um relatório técnico pelos profissionais do IPHAN-GO apontando algumas questões críticas em relação à drenagem, às instalações hidráulicas e consequentemente à necessidade de restauração da Fonte da Carioca.

Além da restauração arquitetônica e da execução de obra de drenagem das águas pluviais e de recomposição do talude na encosta ao lado do bem, visando evitar inundação durante o período de chuvas, foram realizados serviços de recuperação das fundações e alvenaria, instalação hidráulica, iluminação, pintura e recomposição da grama. Durante as obras de restauração foram realizadas escavações arqueológicas que evidenciaram o calçamento original da Fonte da Carioca e uma expressiva quantidade de material arqueológico referente aos séculos XVIII e XIX.

Nas escavações arqueológicas foram encontrados pedaços de vasilhames de cerâmica, fragmentos de objetos de louça importada, garrafas de bebida, moedas do Brasil Império, além de vários objetos de uso pessoal como anel de cobre, contas de colar e uma significativa quantidade de cachimbos decorados. Objetos do passado, deixados para trás, que contam detalhes sobre os usos e costumes dos vilaboenses, bem como, sobre sua relação com essa fonte de água ao longo do tempo

Na cerimônia de entrega da Fonte da Carioca completamente restaurada será inaugurada também a exposição O Eco Museu Fonte da Carioca, resultado da pesquisa arqueológica desenvolvida pelo IPHAN-durante as obras. A exposição tem como objetivo sensibilizar o público a perceber esse sítio histórico como um espaço de memórias, vivências e de usufruto da comunidade. No local, além da Fonte da Carioca, encontram-se outros dois bens culturais de grande importância para a História de Goiás, a Estrada do Nascente (uma das Estradas Reais) e a Usina de Força e Luz Ratto & Guedes (primeira usina termoelétrica do Estado de Goiás). A relevância desses monumentos faz da área da Carioca um museu histórico e arqueológico a céu aberto. O conjunto desses bens culturais, o patrimônio natural que os envolve e a convivência permanente da comunidade neste lugar, transformam-no naturalmente em um Eco-Museu.

O IPHAN-GO considera a restauração arquitetônica da Fonte da Carioca fundamental para a comunidade, pois além do bem estar cultural e material, ela representa a garantia do exercício da memória e da cidadania de um bem proclamado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Mais informações:
Superintendência do IPHAN em Goiás
[email protected] (Setor de Comunicação)
Rua 84, 61 – Setor Sul.
Goiânia-Goiás. CEP 74080-400
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527

Escritório Técnico I – Goiás/GO
[email protected]
Praça Zaquel Alves de Castro, 01 – Casa do Bispo
cidade de Goiás/GO. CEP 76.600-000
Telefone: (62) 3371-1968 – Fax: (62) 3372-1005


Fonte: Ascom - IPHAN/GO
Fonte Fonte: Ascom - IPHAN/GO 10/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Restaurada a primeira fonte pública de água potável da cidade de Goiás