Renzi se prepara para final de semana agitado

Fonte ANSA 27/08/2014 às 20h

Premier italiano está na expectativa pela nomeação de Mogherini

27 Agosto, 10:48•ROMA•ZGT

(ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, postou em sua conta no Twitter uma mensagem sobre a expectativa para a grande quantidade de trabalho que terá a partir de sexta-feira (29).



"Nada mal este final de semana: Justiça, 'Sblocca Italia', nomeação europeia, depois escola e 'Mil Dias' #AdeusFérias", postou o premier.



A mensagem de Renzi se referiu ao lançamento do pacote de reformas políticas e estruturais que será lançado pelo Governo na sexta-feira e também sobre a expectativa para a nomeação da ministra das Relações Exteriores, Federica Mogherini, para o cargo de Alta Representante da União Europeia.



Segundo o jornal Financial Times, os líderes europeus estão prontos para nomeá-la para o cargo na reunião de sábado (30), com os chefes de Estado dos 28 países-membros da UE.



O primeiro-ministro tem como bandeira de seu governo o chamado programa "Mil Dias". O projeto é dividido em 10 propostas, das quais cinco possuem caráter político: reformar a constituição para acabar com o bicameralismo paritário, criar uma nova lei eleitoral que estabeleça um vencedor claro ao fim de cada pleito, aumentar a voz da Itália em questões internacionais, refletir sobre o papel das escolas e reduzir as despesas públicas.



Os outros cinco pontos possuem um perfil "administrativo". Elas incluem reformas trabalhista, fiscal, judiciária e da administração pública, além de um pacote de investimentos em infraestrutura, energia e redes digitais. (ANSA)

ANSA
Fonte ANSA 27/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Renzi se prepara para final de semana agitado