Reduz área queimada pelo fogo durante seca no DF

Fonte Agência Brasília 26/08/2014 às 20h

Reduz área queimada pelo fogo durante seca no DF



Cerca de 700 hectares de cerrado foram poupados graças ao investimento em equipamento e pessoal, segundo os bombeiros

BRASÍLIA (26/8/14) – A quantidade total de área queimada durante os meses de seca no Distrito Federal é a menor dos últimos dois anos. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, desde o início do ano, foram consumidos 4.223 hectares de cerrado contra 4.934 no mesmo período do ano passado, uma redução de 10,46%.



A quantidade de incêndios florestais também caiu de forma significativa. Neste ano, o número de queimadas até 25 de agosto (2.412), segundo os bombeiros, já caiu 8,98% em relação ao mesmo período do ano passado. E os números vêm caindo desde 2013, quando ocorreram 4.132 focos de incêndio, quantidade 17,95% menor do que a registrada em 2012.



Os dados são resultado da contratação de novos profissionais e da capacitação dos bombeiros para aprimorar o combate ao fogo na mata, além da aquisição de novos equipamentos. "Com o ingresso de novos militares, ganhamos em juventude, força. A população e o meio ambiente estão mais protegidos", destacou à Agência Brasília o tenente-coronel Alan Alexandre Araújo, comandante do grupamento de proteção ambiental da corporação.



No ano passado, foram comprados 25 caminhões do tipo Auto Bomba Tanque Florestal, com capacidade para quatro mil litros de água e para carregar seis militares, e 27 Auto Transporte de Tropa, que leva os bombeiros o mais perto do fogo possível.



Nos últimos dois anos, foram admitidos 1,2 mil soldados e 120 oficiais na corporação. No período, 107 militares foram capacitados para combater incêndios florestais, além de quatro pilotos treinados nos Estados Unidos para conduzir dois aviões usados para apagar as chamas.

SECA - A umidade relativa do ar em Brasília, esta semana, pode alcançar índices muito baixos e girar em torno de 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Qualquer índice abaixo de 30% é considerado estado de alerta pela Defesa Civil e pela Organização Mundial da Saúde. Veja os cuidados que devem ser adotados nesta época do ano aqui.

 

 

info queimadas v2

Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 26/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Reduz área queimada pelo fogo durante seca no DF