Rede nacional oferece mestrado profissional em matemática

Fonte Portal Brasil* 25/08/2014 às 22h
Interessados em participar da turma de 2015 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) podem se inscrever até o dia 5 de setembro. O curso é gratuito e se dirige aos professores de matemática do ensino básico que queiram aprimorar sua formação. Ao todo, são disponibilizadas 20 vagas, sendo 16 destinadas aos professores da rede pública de ensino.

Segundo o coordenador acadêmico profissional do Profmat, Hilário Alencar, cerca de 80% do curso é formado por professores que estão em sala de aula lecionando matemática. “[Entretanto] qualquer pessoa que tenha um curso de graduação pode se candidatar, mas o mestrado é voltado basicamente para os professores que atuam na educação básica".

O coordenador ainda reforça a importância do mestrado profissional para melhoria da qualidade da educação. " Eles ficam mais críticos com os textos utilizados. Na medida que se tem uma formação melhor, é possível transmitir melhor [o conhecimento].Melhora a forma de ensinar e a segurança que ele tem de abordar certos temas", completa.

Inscrições

Para se inscrever é preciso efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 53, no site do Profmat. O processo seletivo envolve uma única prova, a ser realizada no dia 1º de novembro. Ao todo, serão 40 questões de múltipla escolha, com questões que abordam conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

Aos professores de matemática da rede pública de ensino é concedida uma bolsa de estudos financiada pela Fundação Capes, no valor mensal de R$1,5 mil pelo período de dois anos. Para tanto, é preciso firmar um termo de compromisso de permanência no ensino básico público por, no mínimo, cinco anos após a conclusão do curso de pós-graduação.

Sobre o curso

O Profmat é formado por uma rede de instituições de ensino superior que oferecem 1575 vagas distribuídas em 80 polos espalhados pelo País. Um mil cento e dez professores já obtiveram o título de mestre. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Segundo o site da Universidade de São Paulo, o programa é oferecido pela instituição em três campus: São Carlos, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação; em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e em Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP).


*Com informações da Universidade de São Paulo, Profmat e Rede de Comunicadores
Portal Brasil*
Fonte Portal Brasil* 25/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Rede nacional oferece mestrado profissional em matemática