Reciclanip apresenta programa de reciclagem de pneus na RWM Brasil 2014 - SP

Fonte Imprensa ANIP / Reciclanip 31/08/2014 às 11h
A entidade, criada pelos fabricantes brasileiros de pneus recolheu e deu destinação correta a mais 400 mil t de os pneus descartados em 2013, evitando que possam se tornar criadouros da dengue ou criem outros problemas ambientais, atuando em parceira com prefeituras de todo o país.


A ANIP Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos está apoiando a realização nos dias 09 e 10 de setembro do mais relevante evento do país totalmente focado em resíduos sólidos e limpeza pública – a RWM 2014, que vai ocorrer em São Paulo. “Somos responsáveis pela maior operação de logística reversa do país, que envolve a criação de pontos de coleta de pneus inservíveis com parceiros em todos os estados, a gestão da retirada do produto descartado, sua destinação correta e fomento para novas destinações”, explica César Faccio, gerente geral da Reciclanip, entidade sem fins lucrativos mantida pelos fabricantes associados à ANIP.

A RWM Brasil 2014 reunirá empresas de diversos países em um único local com os dois mais significativos e importantes congressos mundiais sobre limpeza pública, resíduos sólidos, sustentabilidade e meio ambiente de todo o mundo: O ISWA World Congress, promovido anualmente pela International Solid Waste Association, e o IPLA Global Forum, organizado pela IPLA - International Partnership for Local Authorities, mantido pela Organização das Nações Unidas – ONU. Os eventos têm como objetivo compartilhar experiências, buscar oportunidades e debater as tendências para uma gestão de resíduos que atenda integralmente as disposições da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), cujo prazo estipulado para adequação se encerrará ainda este ano. Para mais informações sobre a RWM Brasil, o ISWA e o IPLA Global Fórum acesse o site www.rwmbrasil.com.br ou clique aqui para fazer o pré-registro na Feira RWM Brasil 2014.

Durante o evento o gerente geral da Reciclanip fará palestra, explicando a importância de ser bem administrado e como funciona o ponto de coleta, como é feita a retirada do inservível e de que modo se define a destinação ambientalmente adequada, de acordo com as normas do IBAMA. “A Reciclanip retira o material quando o local atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões e a retirada é feita por transportadores conveniados”, conta o porta-voz. Ele lembrar que é fundamental a área do ponto de coleta ser protegida, a fim de se evitar o acúmulo de água, que poderia gerar problemas ambientais e saúde.

Neste ano a Reciclanip está investindo R$ 100 milhões nessa operação, que atende a mais de 100% da meta estabelecida pelo IBAMA.

Informações da palestra Reciclanip

Dia: 09.09 ( terça-feira) e 10.09 ( quarta-feira)

Horários – 10h às 21h

Site - http://www.rwmbrasil.com.br/



Sobre a feira:

Nos dias 09 e 10 de setembro, a i2i Events Group realizará em São Paulo a 2ª edição do único evento no Brasil focado totalmente na gestão de resíduos sólidos, a RWM Brasil 2014.

Na edição passada, a feira atraiu mais de 2.200 compradores e influenciadores e 70 expositores de 16 países. Nesse ano, a RWM Brasil reunirá autoridades de diversos países, especialistas do setor e tomadores de decisão contando com a parceria com a ABRELPE, principal associação para gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil, o apoio da ANIP e a colaboração com a ISWA - Associação Internacional de Resíduos Sólidos, e a IPLA - Parceria Internacional para a Expansão dos Serviços de Gestão de Resíduos de Autoridades Locais.

Sobre a ANIP e Reciclanip

A ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas ( Michelin, Brigdestone, Pirelli, Goodyear, Continental, Maggion, Levorin, Dunlop, Rinaldi, Titan e Tortuga) e 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 2,79 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 558 milhões de pneus de passeio.

Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.

O programa é desenvolvido por meio de parcerias com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro de normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. Forma-se então, o Ponto de Coleta. São 819 em todo país, de onde a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento.



Imprensa  ANIP / Reciclanip
Fonte Imprensa ANIP / Reciclanip 31/08/2014 ás 11h

Compartilhe

Reciclanip apresenta programa de reciclagem de pneus na RWM Brasil 2014 - SP