Projeto promove oficinas de fotografia em comunidade quilombola

Fonte Fundação Nacional de Artes 03/09/2014 às 11h
Neste sábado (6) e domingo (7), será realizada na comunidade quilombola Sabalangá, na cidade de Viçosa (Alagoas), a segunda oficina de fotografia do Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Negra. A participação é gratuita.

Na ação, cerca de 20 jovens moradores vão aprender sobre o uso de equipamento fotográfico, além de receber dicas teóricas e práticas de composição de imagens para registrar aspectos da cultura e do cotidiano da região onde vivem.

A iniciativa Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas inclui, ainda, uma exposição comunitária, no dia 15 de setembro, onde serão mostradas as imagens captadas pelos participantes, também em Viçosa.

O evento integra uma série de mostras, realizadas nos diversos locais alcançados pelo projeto. As melhores imagens vão compor um catálogo fotográfico e cartões postais, que serão distribuídos gratuitamente, durante uma grande exposição final, que acontecerá em novembro, em Maceió.

Nos dias 6 e 7, os alunos vão fotografar a área central de Viçosa – já que sua comunidade fica dentro da área urbana do município. Já na primeira etapa, realizada nos dias 30 e 31 de agosto, 21 adolescentes aprenderam noções da arte da fotografia, tais como: ângulo, enquadramento, foco, planos, abertura e velocidade. Eles se concentraram na Escola de Música e Arte Antônio de Barros Araújo (Maestro Dom Ratão). Em seguida, o grupo foi a campo registrar aspectos sociais e culturais da comunidade.

O projeto

Iniciado há cinco anos, o Autorretrato Nordeste está em sua terceira edição. A meta é promover a arte da fotografia e todos os recursos técnicos aplicados a ela para estimular a cultura e a democratização da tecnologia digital, através de atividades que alcancem, gratuitamente, as populações locais.

A população é convidada a se conhecer mais e a valorizar suas riquezas culturais, sociais e geográficas. A edição Quilombos de Alagoas do programa já alcançou as comunidades Bom Despacho, em Passo do Camaragibe; Palmeira dos Negros, em Igreja Nova e Cajá dos Negros, em Batalha.



Fundação Nacional de Artes
Fonte Fundação Nacional de Artes 03/09/2014 ás 11h

Compartilhe

Projeto promove oficinas de fotografia em comunidade quilombola