Projeto do Inpa promove lazer e conhecimento nesta sexta (29)

Fonte Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia 28/08/2014 às 21h
Cerca de 300 estudantes de quatro escolas públicas de Manaus (AM) terão, na nesta sexta-feira (29), das 8h às 13h, a oportunidade de brincar, conhecer e aprender mais sobre a fauna e flora amazônica em mais uma edição do Projeto Circuito da Ciência. Além de oficinas e jogos, as crianças poderão conhecer as atrações do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpa/MCTI), onde o projeto é realizado.

Esta é a 6° edição do Circuito em 2014, um projeto de divulgação científica do Inpa e parceiros, que completou 15 anos de atividade. O objetivo é divulgar as pesquisas do Instituto numa linguagem simples e acessível, promover a educação ambiental e despertar nos estudantes o interesse pela ciência e tecnologia, empreendimento coletivo que tem impacto em vários aspectos da sociedade, como econômico, social e ambiental.

Esse conhecimento científico produzido no Instituto é decodificado e levado aos participantes por meio de diversas atividades, entre elas as oficinas de higiene bucal, reciclagem, mamíferos aquáticos, malária e dengue. Outras práticas desenvolvidas são as exposições, jogos, passeios pelo bosque, apresentações de música e teatro, entre outras experiências.

“A programação permanece a mesma, com o Inpa abrindo as suas portas e pesquisas para a sociedade. A novidade fica por conta dos participantes do Circuito, que a cada edição recebe crianças de escolas diferentes”, disse o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato.

Cerca de 300 estudantes de quatro escolas convidadas (aquelas instituições que têm deslocamento, lanche e uniforme por conta do projeto) participam desta edição do circuito: Escola Estadual Dom João de Souza Lima e Escola Estadual Sebastião Norões (ambas na Cidade Nova 1), Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto (Tancredo Neves) e a Oca do Conhecimento Ambiental (Alvorada). Geralmente, outras escolas agendadas (aquelas que vêm para o Inpa por conta própria) também participam da programação. Neste ano, cerca de 2.000 pessoas já participaram das atividades do Circuito.

Bosque da Ciência

As crianças além de participarem das oficinas poderão explorar o Bosque da Ciência com suas atrações. Entre elas, estão a Casa da Ciência, o tanque de peixe-boi, o Viveiros das Ariranhas, a Casa da Madeira, a Casa de Roletes, o Condomínio das Abelhas, as trilhas, várias espécies de plantas e de fauna livre como macacos, cutias, pássaros e preguiças.

Recentemente, o Bosque da Ciência foi escolhido como o terceiro entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul no Prêmio Traveleres' Choice 2014 anunciados pela TripAdvisor. O espaço de visitação pública do Instituto fica dentro da área urbana de Manaus e recebe cerca de 140 mil visitas por ano.

O Bosque da Ciência vem passando por um processo de revitalização e ampliação da infraestrutura, nos últimos anos, com o objetivo de garantir as melhorias necessárias para atender as demandas dos visitantes, principalmente no aspecto da acessibilidade.

Entre os investimentos, consta a viabilização para obras de revitalização do sistema viário com a construção de uma trilha de 800 metros de comprimento por três metros de largura, que se estende desde o portão principal até o lago amazônico, local no qual se localizam os quelônios e peixes.

O espaço funciona e terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5. Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos tem entrada gratuita. Grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, também, não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício. Mais informações pelos telefones (92) 36343-3192/ 3312/ 3293.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Fonte Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia 28/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Projeto do Inpa promove lazer e conhecimento nesta sexta (29)