Programa que controla demandas é modelo para o governo

Fonte Ministério do Turismo 01/09/2014 às 10h
O Sistema de Controle de Demandas Externas, do Ministério do Turismo (MTur), premiado no ano passado em concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União, está servindo de modelo para outros órgãos do governo federal. Na sexta-feira (29), ele será lançado oficialmente pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

O sistema monitora as demandas de órgãos de controle que chegam ao MTur e acompanha os prazos de atendimento, dando mais agilidade aos processos. Antes de ser implantado, o Ministério respondia cerca de 30% das demandas no prazo. Com a implantação do sistema, passou a responder mais de 90% das solicitações no tempo previsto. O sistema foi desenvolvido pelos próprios servidores sem custo adicional ao Ministério.

Os primeiros órgãos de governo a aderir ao sistema do Ministério do Turismo foram o Ministério da Cultura e a Casa Civil. Atualmente a Autoridade Pública Olímpica trabalha na implementação do sistema. O Ministério da Defesa, o Corpo de Bombeiros e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação já manifestaram interesse na ferramenta.

Por mês, o MTur recebe, em média, cerca de 120 demandas. Dentre os maiores demandantes do Ministério do Turismo estão o Ministério Público Federal (MPF), que responde por 54% dos pedidos, a Controladoria-Geral da União (17%) e o Tribunal de Contas da União (14%).


Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 01/09/2014 ás 10h

Compartilhe

Programa que controla demandas é modelo para o governo