Programa Petrobras Jovem Aprendiz qualifica jovens de Alagoas para o mercado

Fonte Agência Petrobras 30/08/2014 às 20h
Vinte jovens dos municípios alagoanos de Pilar e São Miguel dos Campos participam da quarta edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), que teve início em agosto. Com duração de 24 meses, a iniciativa tem como proposta a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica a partir de sua qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Durante os meses de agosto e setembro, os jovens cursam a primeira etapa do curso de qualificação, que contempla o módulo Mundo da Energia, com aulas na própria Petrobras, na Estação Pilar. Neste módulo os alunos terão acesso a informações de diversas áreas de atuação da Petrobras como Exploração e Produção, Negócios, Energias Alternativas, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. Ao final deste módulo, os alunos fazem uma visita às instalações da Estação.

A primeira etapa também abrange temas de formação básica, com aulas de português, matemática, informática, relações interpessoais e temas relacionados ao exercício da cidadania, entre outros. A segunda etapa é de formação profissional, com cursos profissionalizantes ministrados pelo Senai.

O público participante do PPJA é formado por jovens de 15 a 19 anos que estejam em condição de vulnerabilidade econômica e/ou risco social, matriculados e frequentando regularmente a escola ou que já concluíram o ensino regular. Os jovens são moradores de municípios do entorno da Petrobras. Em Alagoas, nas edições passadas do programa, 80 jovens foram atendidos.

A Petrobras oferece carteira assinada, jornada de trabalho máxima de quatro horas diárias, salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária. O PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes.
Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 30/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Programa Petrobras Jovem Aprendiz qualifica jovens de Alagoas para o mercado