Programa leva leitores brasileiros para instituições no exterior

Fonte Fundação Capes 28/08/2014 às 14h
A Fundação Capes divulgou, na última quarta-feira (27), o novo edital do Programa Leitorado, que irá selecionar leitores brasileiros para atuar em instituições universitárias estrangeiras. A iniciativa busca promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, bem como a cultura, literatura e estudos brasileiros nas instituições veiculadas ao programa.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até as 18h do dia 27 de setembro. Para se inscrever é preciso preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos obrigatórios, tais como:

Curriculum vitae, preenchido na plataforma Lattes;
Certidão de nascimento, casamento ou RG;
Atestado médico que comprove aptidão física e mental para exercer as atividades;
Diploma de nível superior nas áreas contempladas;
Certificado de proficiência na língua requerida pela Instituição de ensino superior

Vale ressaltar que todos os documentos devem estar em formato PDF com tamanho máximo de 5MB por arquivo. Confira o edital.

Requisitos

Os candidatos interessados em participar do programa devem atender a alguns dos requisitos obrigatórios, tais como: é preciso ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos, comprovante válido de proficiência no idioma do país-sede do leitorado (inglês, francês, alemão, espanhol e italiano), possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, entre outros.

Benefícios

Os selecionados receberão bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e outros benefícios definidos de acordo com a universidade de destino.

A relação dos leitores pré-selecionados será divulgada a partir de outubro e as atividades iniciadas em janeiro de 2015.

Fundação Capes
Fonte Fundação Capes 28/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Programa leva leitores brasileiros para instituições no exterior