Programa financia projetos de pesquisa com Portugal

Fonte Ascom - Capes 04/06/2012 às 23h
feira, 4, o edital do Programa Capes-FCT. A iniciativa, fruto da parceria com a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, visa à formação de recursos humanos de alto nível em ambos países. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de julho, exclusivamente pela internet.

Serão financiados até 35 projetos conjuntos de pesquisa, que serão financiados por um período de dois anos, sendo prorrogável por mais um, condicionada à aprovação dos relatórios de atividade, prestação de contas, justificativas para a prorrogação e disponibilidade orçamentária.

Candidaturas
São requisitos das propostas a serem inscritas: estar vinculada a um programa de pós-graduação (PPG) avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos; e ter uma equipe constituída de, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um PPG, além do coordenador.

A divulgação dos resultados está prevista para dezembro deste ano e o início das atividades em janeiro de 2013.

Benefícios
As propostas selecionadas terão direito a até duas missões de trabalho e de estudo por ano, além da concessão anual de R$ 10 mil à equipe brasileira, como recursos de material de consumo para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe. O recurso para material de consumo deve ser utilizado conforme previsto no "Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador", disponível na página da Capes.

Mais informações sobre o edital devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para dúvidas e solicitações referentes a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, acesse o site.
Ascom - Capes
Fonte Ascom - Capes 04/06/2012 ás 23h

Compartilhe

Programa financia projetos de pesquisa com Portugal