Programa de rádio mantém vivas histórias e músicas de artistas brasileiros

Fonte Ministério da Cultura 24/08/2014 às 21h
Na semana em que completaria cem anos de vida, Aracy de Almeida pode ser lembrada em edição especial em sua homenagem do Estúdio F, produzido pela Fundação Nacional das Artes (Funarte). No programa de rádio, apresentado por Paulo César Soares, é possível conhecer a história e parte da discografia da cantora, considerada "o samba em pessoa". Intérprete favorita de Noel Rosa, Araca – como também era conhecida – marcou época pelo talento irreverente.

Os momentos musicais de Aracy de Almeida compõem um dos 245 programas do acervo do Estúdio F. No ar desde 2006, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o programa apresenta cantores e compositores dos diversos gêneros musicais, que marcam a diversidade cultural brasileira.

Ademilde Fonseca, Geraldo Pereira, Wilson Batista, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Almir Sater, Eumir Deodato, Fagner, Pena Branca e Xavantinho são alguns dos homenageados das edições do programa. Paulo César Soares, também diretor do Centro de Música da Funarte, lembra a riqueza do repertório nacional. "Não queremos apenas contar as histórias dos compositores e intérpretes, mas, acima de tudo, difundir suas obras", afirma.

Não há uma sequência de estilos musicais pré-definida para a gravação dos programas, como por épocas áureas de um estilo ou data. Soares explica que os roteiristas Cláudio Felício e Pedro Paulo Malta trabalham em um formato livre, assim como fez Luis Sérgio Lima e Silva, que escreveu as primeiras edições do Estúdio F.

"Lembramos sempre os artistas mais antigos, é claro. O público gosta mesmo é da diversificação de gêneros. Em determinados períodos, como no no carnaval, por exemplo, fazemos uma sequência pontual", esclarece.

Cada programa tem duração de aproximadamente 50 minutos, com transmissão semanal pelas Rádios Nacional, Amazônica e Cultura. As edições anteriores do Estúdio F estão disponíveis no site da Funarte.

Rádios públicas de caráter cultural e universitárias podem reproduzir as edições do Estúdio F em suas grades de programação, por intermédio da EBC.

Estúdio F

Rádio Nacional Rio de Janeiro, sábados, às 13h, com reprise aos domingos, às 22h.

Rádio Nacional AM Brasília e Rádio Nacional da Amazônia, domingos, às 23h.

Rádio Nacional FM Brasília, domingos, às 13h.

Rádio Cultura SP, sábados, às 7h e às 19h.



Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 24/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Programa de rádio mantém vivas histórias e músicas de artistas brasileiros