Produtivismo na Saúde é tema de publicação lançada pela Fiocruz Pernambuco

Fonte Fiocruz Pernambuco 04/09/2014 às 9h
A Associação Brasileira de Editoras Universitárias lançou o livro Produtivismo na Saúde – Desafios do SUS na invenção da Gestão democrática. Fruto de uma pesquisa desenvolvida conjuntamente por quatro grupos de pesquisas acadêmicas (três da Universidade Federal de Pernambuco e um do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco), a obra busca aprofundar criticamente o tema do produtivismo na saúde a partir de diferentes abordagens: sociais, jurídicas, da saúde coletiva e de saberes e práticas de saúde.

Com 231 páginas, o livro é dividido em quatro capítulos que abordam os temas: Gestão em saúde e produtivismo; Humanização, parto e nascimento; Sofrimento, subjetividade e medicalização; e por fim, Práticas antiutilitaristas e integrativas em saúde.

Para Islândia Sousa, pesquisadora da Fiocruz PE e uma das coordenadoras da publicação, a obra possui ineditismo por discutir de modo interdisciplinar os efeitos negativos do modelo econômico no campo da saúde, o que favoreceu um olhar ampliado acerca do tema, e também apresenta experiências que visam minimizar os estes efeitos.

No próximo dia 12 de setembro, às 10h, os coordenadores e autores do livro irão participar da reunião científica promovida mensalmente pelo departamento de Saúde Coletiva (Nesc) da Fiocruz Pernambuco. A proposta é que os coordenadores realizem, no primeiro momento, uma discussão acerca do tema Produtivismo na saúde: uma abordagem interdisciplinar e em seguida, os demais autores abordem a questão da Saúde, Sociedade e Políticas de Cuidado. As reuniões científicas do Nesc acontecem mensalmente, sempre às 10h, no setor de ensino da Fiocruz PE.

Quem se interessar em adquirir um exemplar da obra poderá fazê-lo no lançamento na Fiocruz. O valor é de R$30,00.
Fiocruz Pernambuco
Fonte Fiocruz Pernambuco 04/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Produtivismo na Saúde é tema de publicação lançada pela Fiocruz Pernambuco