Principais fundistas do Brasil disputam Circuito CAIXA neste domingo, em Campo Grande

Fonte Local da Comunicação 02/06/2012 às 11h

Giomar Pereira e Marily dos Santos, líderes do ranking brasileiro, são o destaque da quarta etapa da competição, ao lado de Enéias Teodoro, tricampeão do Mato Grosso do Sul

São Paulo - A quarta etapa do Circuito de Corridas CAIXA 2012 chega a Campo Grande neste domingo (3/6), com Giomar Pereira e Marily dos Santos, líderes do ranking brasileiro de corrida de rua. Os dois têm pela frente uma disputa acirrada com outros seis fundistas entre os dez melhores do País. Tricampeão do ranking anual de corrida de rua do Mato Grosso do Sul, Enéias Teodoro será o representante do Estado. A prova, que terá largada às 8 horas, no Parque das Nações Indígenas, e percursos de 5 km e 10 km, ainda contará com 1.250 competidores no pelotão geral, mantendo a média de 2011.

A quinta edição do Circuito CAIXA em Campo Grande, que recebe a competição desde 2008, é a última prova antes da Maratona de São Paulo e faz parte da fase final de preparação de atletas como Marily dos Santos. Líder do ranking brasileiro com 121 pontos, a alagoana vive a melhor fase de sua carreira. Venceu 11 das 13 provas disputadas nesta temporada, incluindo a Maratona de Pádova, onde melhorou em quase três minutos sua marca. Bicampeã brasileira das corridas de rua, em 2006 e 2007, Marily também foi a segunda colocada e melhor brasileira na prova de Belo Horizonte do Circuito, no último domingo (27/5), mostrando que está pronta para lutar pelo tricampeonato.

Em Campo Grande, Marily enfrentará a vice-líder do ranking, Roselaine de Souza Silva, do Cruzeiro, distante apenas quatro pontos na classificação geral. Além delas, estão na disputa do pelotão feminino Maria Zeferina Baldaia (4ª do ranking, com 100 pontos), Vanda Carneiro Chagas (6ª, 69 pontos) e Gisele Barros de Jesus (7ª, 63 pontos).

Na elite masculina, quatro atletas no top 10 do ranking, todos do Cruzeiro, equipe mineira de atletismo, vão brigar pela vitória da etapa deste domingo. Giomar Pereira, tetracampeão brasileiro e atual líder na classificação geral, com 138 pontos, é um dos favoritos. O baiano de Jacobina foi o vice-campeão e melhor do País na prova de 2011. Já o vice-líder José Márcio Leão, com 115 pontos, fará sua estreia no Mato Grosso do Sul, com a missão de se distanciar do terceiro colocado, Antônio Wilson Souza Lima, que está apenas nove pontos atrás e não participará da prova.

Vencedor do Circuito CAIXA em Campo Grande em 2010, Valdir Oliveira vai brigar pelo bicampeonato na cidade e pelos pontos que podem ajudá-lo a subir algumas posições. O fundista é hoje o sexto colocado do ranking, com 75 pontos, apenas um atrás do companheiro de clube, João Ferreira da Silva, o João da Bota, que também estará na disputa.

Coletor de lixo é tricampeão do Mato Grosso do Sul

Enéias Teodoro, campeão do Mato Grosso do Sul nos últimos três anos, será o representante do Estado na etapa de Campo Grande do Circuito CAIXA, neste domingo. O fundista foi o sexto colocado na prova em 2010 e conquistou, entre outros resultados importantes, a medalha de bronze na Maratona do Fogo de 2011. Aos 43 anos, o fundista se divide entre os treinos e o trabalho como coletor de lixo na capital sul-matogrossense.

Enéias e os outros fundistas da elite terão como desafio superar os recordes de José Nascimento Souza (29min56 em 2009) e Sueli Pereira (34min58 em 2011), mais rápidos em Campo Grande. A façanha vale uma premiação extra de R$1.500,00 nesta temporada. Já para os amadores, a novidade de 2012 é a categoria Corrida de Dupla, exclusiva para a disputa dos 5 km. Os atletas de cada dupla largam juntos e somam seus tempos ao final da prova. Ganha a dupla com o menor tempo combinado.

Infraestrutura de ponta e premiação para os amadores

Os competidores da etapa de Campo Grande do Circuito CAIXA contarão com a infraestrutura de ponta da HT Sports, agência organizadora do evento. A prova terá um staff de 150 pessoas, 10 mil copos de água, 2 UTIs móveis, apoio policial e do DETRAN, banheiros químicos, postos para retirada e entrega de chip, guarda-volumes e palco para premiação. Além dos prêmios para os primeiros colocados no pelotão de elite, os três primeiros colocados entre os amadores, em cada categoria por faixa etária, também recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

Kits de participação

Todos os competidores da etapa de Campo Grande receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (1/6), das 10 às 20 horas, e no sábado (2/6), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Norte Sul Plaza (Av. Presidente Geisel, 2300, Rodovia BR 356). Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no domingo, das 6 horas às 7h30, e devolvê-lo após o evento.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Campo Grande, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundação Municipal de Esportes (FUNESP), além da supervisão técnica da CBAt e Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa / www.facebook.com/circuitocaixa

Local da Comunicação
Fonte Local da Comunicação 02/06/2012 ás 11h

Compartilhe

Principais fundistas do Brasil disputam Circuito CAIXA neste domingo, em Campo Grande