Prevenção de desastres é tema de encontro anual de defesa civil

Fonte Ascom do Ministério da Integração Nacional 05/06/2012 às 20h

“Desastres acontecem quando não estamos preparados”. Esse é o tema da nona edição do Fórum Nacional de Defesa Civil, que segue até esta quarta-feira (6) em Angra dos Reis (RJ). O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

O evento reúne mais de mil agentes de defesas civis, diretores e gestores de coordenações estaduais e municipais, além de pesquisadores e estudiosos da área em busca de novos conhecimentos. O coordenador-geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), Carlos Frederico Angelis, participa.

Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o objetivo do evento “é unir ideias e contribuições destes profissionais para unificarmos a linguagem da defesa civil brasileira”. Viana, que representou o ministro Fernando Bezerra Coelho durante plenária de abertura do fórum, complementa: “A prevenção é possível e deve ser primordial. Para isso, precisamos de pessoas capazes e dispostas”.
Estandes

O 9º Fórum Nacional de Defesa Civil inclui estandes de universidades federais e órgãos relacionados, que apresentam projetos e propostas no campo da redução de desastres e minimização de áreas de riscos.

Entre os trabalhos está o Atlas Brasileiro Desastres Naturais – 1991 a 2010, produção da Universidade de Santa Catarina em parceria com a Sedec. A publicação disponibiliza o histórico de desastres naturais nos últimos 20 anos em todos os estados do Brasil.

A programação do fórum segue com oficinas, palestras, debates, e apresentação de projetos e trabalhos.


Ascom do Ministério da Integração Nacional
Fonte Ascom do Ministério da Integração Nacional 05/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Prevenção de desastres é tema de encontro anual de defesa civil